Apenas 8% dos 513 deputados compareceram a todas as sessões reservadas a votação na Câmara no primeiro semestre da nova legislatura. Entre 1º de fevereiro e 17 de julho, a presença dos parlamentares só foi exigida em 67 dias. Ainda assim, somente 44 deputados participaram de todas as sessões deliberativas. Entre eles, 20 são calouros na Casa e exercem o primeiro mandato federal.
Os dados são de levantamento do site Congresso em Foco, baseado em registros oficiais da Câmara. O ranking mostra que nenhum dos dez deputados federais que representam o Piauí em Brasília está na lista.
Entre os campeões da assiduidade no primeiro semestre da atual legislatura, quatro tiveram 100% de presença nos quatro anos da legislatura passada. Carlos Manato (SD-ES), Lincoln Portela (PR-MG), Pedro Chaves (PMDB-GO) e Tiririca (PR-SP) não faltaram a sequer uma sessão nos últimos quatro anos e mantiveram o desempenho no começo do atual mandato.
DEZ ANOS, NENHUMA FALTA
Caso compareça a todos os dias de votação até setembro, Manato completará a impressionante marca de dez anos sem ter uma única falta na Casa. O capixaba registrou presença nas duas últimas legislaturas. Sua última ausência ocorreu em setembro de 2005, quando seu pai faleceu. O deputado, que se define como um “caxias”, afirma que seus colegas mais faltosos freiam a produtividade legislativa, já que algumas sessões não reúnem quórum suficiente para as deliberações.
“Participei das sessões mesmo quando estava doente, com o braço quebrado ou com febre, por exemplo. Houve situações em que perdi o aniversário dos meus filhos e do meu casamento”, explica Manato.
PARTIDOS E ESTADOS
A lista dos 100% presentes no primeiro semestre inclui representantes de 16 partidos, 15 estados e do Distrito Federal. PMDB, PT e PP têm cinco nomes cada. PSB, PR e PSDB, quatro. Também têm representantes na relação dos mais assíduos o PCdoB e o Pros (com três deputados), o PTN, o PTB, o PSD e o PRB, com dois, e o PPS, o Psol, o PSC e o SD, com um cada.
Já entre as bancadas estaduais, o maior número de representantes sem faltas vem da representação mais numerosa, a paulista. Dos 70 deputados por São Paulo, sete estiveram em todas as sessões deliberativas. Minas Gerais, com seis, e Rio de Janeiro, com cinco, aparecem em seguida. A lista é completada por representantes do Amazonas e do Rio Grande do Sul, com quatro cada; Pará e Ceará (três); Distrito Federal, Paraná e Tocantins (dois), e Bahia, Paraíba, Acre, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso (com um).
Fonte: Congresso em Foco