34.2 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Na Câmara, Wellington Dias diz que o Brasil está voltando a ser um país de classe média

Wellington Dias

Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, informou aos parlamentares que o Brasil está voltando a ser um país de classe média. O ministro afirmou que atualmente 51,1% dos domicílios brasileiros são considerados de classe média.

Wellington Dias informou esses dados na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara nesta quarta-feira (11), onde apresentou um balanço das ações do ministério que ele comanda, tendo também exposto os planos e projetos da pasta.

Segundo o ministro, somente nos dois primeiros anos do governo Lula, a renda dos trabalhadores cresceu uma média de 7,1%, ele ainda aponta que nas camadas mais pobres da população o aumento dos ganhos foi maior.

“A renda dos 50% mais pobres cresceu 10,4%; quando a gente pega a renda dos 5% mais pobres, ela cresceu 38%. É esse o país que a gente tem que construir: um país que a gente tem orgulho de ser o maior produtor de alimento, sim, mas sem fome, um país que a gente tem orgulho de estar entre as 10 maiores economias do mundo, sim, mais com mais igualdade”, ressaltou o ministro.

De acordo com Wellington Dias, desde que assumiu o ministério em 2023, informou que houve uma queda na pobreza e extrema pobreza do país, onde afirma que o governo em que faz parte, encontrou os dados em que o país possuía cerca de 10% da população vivendo em situação de extrema pobreza, onde diz que hoje esse dado estaria em 5,2% e a pobreza teria caído por volta de 39% para 23,4% nos últimos dois anos..

Ele atribui esse índice para além dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, mas a maior oferta de financiamentos por parte do governo, onde ressaltou o Programa Acredita, que garante empréstimos que podem ir de R$21 mil até R$ 1,2 milhão para quem deseja empreender.

Com informações da Agência Câmara

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais