22.2 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralSanta Cruz do Piauí

Mulheres Mil abre 450 vagas no Piauí com bolsa e formação profissional gratuita

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou a abertura de 450 vagas para cursos presenciais do programa Mulheres Mil. A iniciativa, voltada à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, é parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e segue com inscrições abertas até o dia 7 de maio.

O programa é voltado para mulheres indígenas, quilombolas, ribeirinhas, atendidas pela Casa da Mulher Brasileira ou com baixa renda e escolaridade. As candidatas precisam ter, no mínimo, 16 anos e apresentar documentação específica no ato da matrícula.

Os cursos disponíveis são de  Horticultura Orgânica, Artesã de Biojoias, Maquiadora e Salgadeira. As formações acontecerão em 12 municípios: Teresina, Lagoa de São Francisco, Piripiri, Oeiras, Santa Cruz do Piauí, Esperantina, Matias Olímpio, São Miguel do Tapuio, Amarante, Valença, Paquetá e Jerumenha.

Cada participante receberá uma bolsa de R$ 480, paga em duas parcelas — a primeira no início do curso e a segunda ao final, após a conclusão da carga horária. A ajuda de custo é um estímulo financeiro para que as alunas possam se dedicar integralmente à formação.

“Só a educação é capaz de romper ciclos de pobreza e abrir novos horizontes. Por meio do projeto, essas mulheres não apenas aprendem um ofício, mas se conectam a uma rede de apoio que valoriza suas histórias e fortalece seu protagonismo”, afirma o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Além do conhecimento técnico, o programa Mulheres Mil aposta no desenvolvimento pessoal e na inclusão social. As formações geram certificado e ampliam as chances de inserção no mercado de trabalho, inclusive por meio do empreendedorismo.

Edições anteriores

O programa Mulheres Mil já beneficiou mais de 900 mulheres no Piauí desde sua implantação e contribuiu diretamente para o aumento da autonomia financeira das participantes que passaram a empreender ou conseguiram o primeiro emprego após a formação.

Como se inscrever

As interessadas devem procurar os locais indicados no edital com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade e, no caso de indígenas ou quilombolas, autodeclaração da identidade étnica. Menores de idade precisam apresentar autorização dos responsáveis.

O resultado das matrículas homologadas será divulgado em 15 de maio. As aulas começam no dia 3 de junho.

Para mais informações acesse o edital. 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais