25.9 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

MP apura nomeação sem concurso público em São João da Varjota

Foto: MP/PI

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor de Justiça Vando da Silva Marques, instaurou um Inquérito Civil para investigar a nomeação de procuradora adjunta do município de São João da Varjota, administrado pelo prefeito Helio Neri, sem a realização de concurso público.

Conforme a Portaria nº 68/2020, publicada no Diário Oficial do MP, chegou ao conhecimento do órgão ministerial a suposta nomeação de Maria Francineide da Silva Fontes para o cargo de procuradora adjunta do município de São João da Varjota.

No entanto, a nomeação de Maria Francineide para o cargo teria acontecido sem a realização de concurso público, violando o direito fundamental à igualdade, descrito no artigo 5º, inciso I, da Constituição Federal.

Diante dos fatos, o representante do Ministério Público decidiu instaurar um Inquérito Civil com o fito de apurar possível irregularidade na contratação e/ou nomeação de Maria Francineide da Silva Fontes para o cargo de procuradora adjunta do município de São João da Varjota, “em inobservância à regra de investidura em cargos ou emprego público por meio de concurso público, violando o direito fundamental à igualdade (art. 5º, I, da CF) e os princípios constitucionais administrativos da legalidade, da impessoalidade e da moralidade”.

O promotor determinou ainda que fosse requisitado à Prefeitura de São João da Varjota, no prazo de 10 dias úteis, o encaminhamento de cópia da Lei Orgânica do município, assim como informações acerca dos ocupantes dos cargos de procurador-geral do município e procurador-adjunto do município durante o atual mandato (2017-2020), encaminhando cópias das portarias de nomeação e/ou contratos de prestação de serviço, bem como informem se eles possuem vinculo efetivo com a municipalidade mediante ingresso por concurso público, ou se desempenhavam qualquer outro cargo público à época da nomeação para os cargos supracitados, ainda que comissionados.

Outro lado

Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas, até o fechamento da matéria, o prefeito não foi localizado.

Fonte: Viagora

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais