Neste sábado (5), Massapê do Piauí foi palco da 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na Câmara de Vereadores. O evento também marcou a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, reunindo profissionais da área, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os rumos da saúde pública no município.
Com o tema “Inovação, Eficiência e Transparência para uma Saúde de Qualidade”, a conferência municipal propôs reflexões sobre o fortalecimento do SUS e a construção de um sistema mais acessível e moderno. Já a etapa municipal da conferência nacional trouxe o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, reforçando a necessidade de políticas públicas que garantam a proteção e o bem-estar dos profissionais.
Durante a abertura, o prefeito Dr. Wilton Coutinho destacou a importância das conferências para o planejamento da saúde pública:
“Esses dois eventos são um marco na história da saúde de Massapê. São oportunidades fundamentais para ouvirmos os usuários do SUS e discutirmos juntos os melhores caminhos para oferecer uma saúde de qualidade, com mais transparência e sem distinções.”
A secretária de Saúde, Myrlla Alves, também enfatizou o papel do evento como espaço de escuta e de fortalecimento das políticas públicas:
“Hoje temos a oportunidade de refletir sobre o futuro da saúde em nossa cidade, discutir novas formas de gestão e, principalmente, ouvir as demandas da nossa população. É um momento de escuta e de fortalecimento da política pública com foco nos nossos trabalhadores e na qualidade da assistência que oferecemos.”
Professor Dr. Mailson Fontes, palestrante do evento, destacou a importância das conferências como instrumento de planejamento participativo:
“Bom, nós estivemos hoje aqui na Conferência Municipal de Saúde do município de Massapê discutindo o tema da eficiência, da transparência e da inovação para melhorar a saúde e a qualidade da saúde da população de Massapê. E, durante o dia, a gente foi desenvolvendo ações para levantar os principais problemas, as principais necessidades de saúde e também propor soluções para melhorar ainda mais o serviço de saúde no município. As conferências, elas são espaços para a gente dialogar tanto entre profissionais, entre gestores e entre os usuários do serviço, quais são as necessidades para os próximos quatro anos e essas necessidades se transformam em propostas a serem executadas nos próximos quatro anos nos municípios e, no caso de Massapê, no período de 2025 a 2029.”
A conferência contou com a presença expressiva dos profissionais da rede municipal de saúde, além da participação do vice-prefeito e secretário de Agricultura, José Duruteu “Filô”, da presidente do Conselho Municipal de Saúde e dos usuários do SUS. Foram formados grupos temáticos para debater os principais desafios e apresentar propostas, que serão levadas às próximas etapas regionais e estaduais das conferências.

































































































