18 de março de 2025
Cidades em Foco
EntretenimentoGeralPiauí

Espetáculo “A Batalha do Jenipapo” revive a luta dos piauienses pela independência do Brasil

Foto: Gabriel Paulino

O governador Rafael Fonteles, juntamente com o prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, a secretária da Cultura, Ingrid Persi, e outras autoridades, assistiu, nesta quarta-feira (12), à encenação da peça A Batalha do Jenipapo. O espetáculo relembra o confronto armado ocorrido às margens do rio Jenipapo, que teve papel fundamental na independência dos estados do Norte do Brasil, como Piauí, Maranhão e Pará.

Nesta edição, a montagem trouxe novidades, estabelecendo paralelos com outros marcos históricos e destacando os verdadeiros heróis da Batalha do Jenipapo: os anônimos de Campo Maior. Além disso, a peça teve uma abordagem mais voltada para o público jovem, incorporando músicas inéditas e influências do rock.

O espetáculo envolveu 120 profissionais, entre artistas e populares de Teresina, Campo Maior, José de Freitas, União e Parnaíba. Ao todo, participaram 65 atores e 19 alunos da Escola Técnica de Teatro Gomes.

O diretor Franklin Pires explicou que a principal proposta da peça é estimular a população, especialmente os jovens, a conhecer mais sobre a história da Batalha do Jenipapo. “Queremos despertar o interesse deles para que procurem saber mais sobre a história do estado e, depois, busquem nos livros quem são os heróis do Jenipapo e do Piauí”, afirmou.

Foto: Gabriel Paulino

O diretor musical Lucas Coimbra comentou sobre a nova roupagem da peça este ano. “Criamos uma linguagem musical mais voltada para a ópera rock. Então, temos essa pegada de rock progressivo contando a história do Piauí e dessa batalha tão importante, não só para o estado, mas para representar o patriotismo no Brasil e fazer com que o brasileiro conheça melhor sua própria história”, explicou.

A atriz Reneé Marrie participou do espetáculo pela quarta vez e destacou a emoção de reviver esse momento histórico. “É uma grande emoção porque relembramos a história e vemos a força que o piauiense teve. Eles lutaram com armas, enxadas, facas, contra a tropa de Fidié, que estava bem armada e treinada. Nós perdemos a batalha, mas mostramos determinação, força e coragem”, afirmou.

Foto: Gabriel Paulino

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais