23.6 C
Jacobina do Piauí
25 de março de 2025
Cidades em Foco
GeralPolítica

Margarete Coelho integra GT que vai discutir adoção do semipresidencialismo no Brasil

A deputada Margarete Coelho (Progressistas) é uma dos dez parlamentares que irão participar do grupo de trabalho (GT) criado pela Câmara Federal para discutir a possibilidade de adoção do semipresidencialismo no Brasil, sistema no qual o presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro eleito pelo Congresso Nacional.

Antes disso a piauiense já havia coordenado o GT que discutiu o chamado pacote anticrime, em 2019, com propostas elaborada pelo então ministro da Justiça, Sérgio Moro, e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Além disso, Margarete também relatou, em 2021, o projeto do novo Código Eleitoral.

Semipresidencialismo

O novo GT, onde os trabalhos terão duração de 120 dias, foi instituído nesta semana pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (Progressistas-AL). O mandatário da casa legislativa defende, desde o ano passado, a necessidade da implantação do sistema no país como forma de enfrentamento às crises políticas.

O grupo será coordenado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e terá um conselho consultivo formado por dez membros, como o ex-presidente Michel Temer, e coordenado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, que irá assessorar o GT.

Breno Moreno (Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais