34.2 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Marcha vai percorrer 6 cidades e fiscalizar obras no Piauí

Foto: Força-Tarefa Popular

Na próxima segunda-feira (12), às 8h30, na praça da Liberdade (ao lado do Palácio de Karnak, no centro de Teresina), será realizado o ato de abertura da “Marcha Contra a Corrupção e Pelo Clima”. A iniciativa é promovida pela Força-Tarefa Popular do Piauí, em parceria com a Transparência Internacional – Brasil.

Entre os dias 12 e 27 de maio, ativistas vão percorrer, a pé, seis municípios piauienses — União, Miguel Alves, Porto, Campo Largo do Piauí, Matias Olímpio e São João do Arraial — para fiscalizar, in loco, investimentos e gastos públicos. Em especial, por ser um ano de COP no Brasil, o foco será a análise do uso de recursos destinados à adaptação às mudanças climáticas, com auditorias cívicas em projetos de saneamento (como abastecimento e tratamento de água) e investimentos em saúde.

A marcha tem como objetivo mobilizar a sociedade civil, fomentar o controle social e engajar a população na luta contra a corrupção e pela justiça climática. Já foram realizadas 18 edições anteriores da marcha, que percorreu mais de 3.600 km e envolveu cidadãos, estudantes, lideranças comunitárias e ativistas.

Para a Transparência Internacional – Brasil, o enfrentamento das mudanças climáticas precisa caminhar lado a lado com o combate à corrupção. A entidade destaca que eventos extremos, como secas, enchentes e incêndios, muitas vezes são agravados por falhas de governança, fraudes em registros fundiários, liberação irregular de licenças e enfraquecimento de órgãos ambientais.

No plano local, é fundamental garantir que ações de adaptação — como obras de drenagem, acesso ao saneamento básico, habitação segura, fortalecimento da defesa civil e preparo do sistema de saúde — sejam conduzidas com transparência, participação popular e controle social.

Durante a marcha, os participantes vão fiscalizar obras públicas, promover palestras sobre democracia, clima e controle social, e dialogar com autoridades e comunidades locais. A jornada será encerrada com uma audiência pública, na qual será apresentado um relatório com os resultados das auditorias cívicas realizadas.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais