26 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

Lula sanciona Novo Ensino Médio e veta mudanças no Enem

Lula - Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nesta quinta-feira (01) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei com as regras sobre dos mudanças do Novo Ensino Médio aprovadas pelo Congresso em julho deste ano. Além da sanção, o presidente vetou as mudanças propostas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto aprovado prevê a aplicação de todas as mudanças já para 2025 no caso de alunos ingressantes no ensino médio. Os que já estiverem com o ensino médio em curso terão um período de transição.

A publicação foi feita em edição do Diário Oficial. Pelo texto aprovado, a carga horária da formação geral básica nos três anos de ensino médio voltará a ser de 2,4 mil. Outras 600 horas obrigatórias deverão ser preenchidas com disciplinas dos itinerários formativos, nos quais há disciplinas opcionais à escolha do aluno. A carga horária total será então de 3 mil horas, 1 mil horas para cada ano, dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada.

A proposta atende à reivindicação da comunidade escolar e de entidades ligadas à educação, que se mobilizaram e pressionaram pela mudança, descontentes com o novo modelo de ensino médio que entrou em vigor em 2022, quando a formação geral foi reduzida a 1,8 mil horas.

A reforma que segue para sanção aumentou para 2,1 mil horas a formação geral básica também no ensino técnico. As demais 900 horas devem ser dedicadas ao ensino profissionalizante, totalizando as 3 mil horas da carga total. No final, a Câmara rejeitou proposta aprovada no Senado que previa a possibilidade de que o ensino técnico chegasse a 3,6 mil.

Uma das principais mudanças vetadas era a possibilidade do estudante escolher uma das áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) para realizar a prova do Enem. A decisão de manter o Enem no formato atual significa que os estudantes precisarão se preparar para todas as áreas do conhecimento, mesmo que tenham aprofundado seus estudos em uma área específica durante o ensino médio. A partir de 2025, espera-se que todas as escolas brasileiras estejam oferecendo o Novo Ensino Médio, os que já estiverem com o ensino médio em curso terão um período de transição.

Com informações de Agência Brasil

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais