32 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

Lula defende presunção de inocência para Bolsonaro após denúncias da PGR

Lula - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou, nesta quarta-feira (19), sobre as denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula destacou que, como líder do país, garante que Bolsonaro, assim como qualquer outro cidadão, tenha o direito à presunção de inocência e à ampla defesa no processo.

Na terça-feira (18), a PGR formalizou a denúncia de Bolsonaro e outras 33 pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, em um suposto plano para impedir a posse do presidente Lula. As acusações têm como base o inquérito da Polícia Federal (PF).

Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, após encontro com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, Lula declarou: “A única coisa que eu posso dizer é que, nesse país, no tempo em que eu governo o Brasil, todas as pessoas têm direito à presunção de inocência.”

O presidente ainda ressaltou que a denúncia da PGR é apenas o início do processo judicial e que, caso as acusações não se provem verdadeiras, os envolvidos poderão ser absolvidos. “Se eles provarem que não tentaram dar golpe, e se eles provarem que não tentaram matar o presidente, o vice-presidente e o presidente do Superior Tribunal Eleitoral, eles ficarão livres”, disse Lula.

A defesa de Bolsonaro, por sua vez, refutou as alegações e afirmou que o ex-presidente “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito”. O processo agora segue para a Suprema Corte, onde os denunciados terão a oportunidade de apresentar sua defesa.

Com informações da Agência Brasil

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais