18 de março de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do PiauíMunicípiosPolítica

JACOBINA: TCE julga irregulares as prestações de contas do ex-prefeito Zé Filho

Atendendo de forma parcial os pareceres do Ministério Público de Contas, a Primeira Câmara do TCE-PI julgou irregulares as contas das Prefeituras Municipais de São João do Piauí e Barras, referentes ao exercício de 2011, e Jacobina do Piauí, exercício de 2012, em sessão realizada na última terça-feira, 06.

O município de São João do Piauí, sob responsabilidade do gestor Roberth Paulo Paes Landim, teve denúncias sobre supostas irregularidades em licitações e contratos e procedimentos licitatórios na modalidade Pregão Presencial julgadas procedentes, além de parecer recomendando a reprovação nas Contas de Governo e decisão por irregularidade nas Contas de Gestão mais aplicação de multa de duas mil Unidades Fiscais de Referência do Piauí (UFR-PI) e imputação de débito de R$ 395.100,00. Também foram julgadas irregulares com aplicação de multa de 500 UFR, as contas referentes ao FUNDEB, FMS e FMAS.

No município de Barras, sob responsabilidade do gestor Francisco Marques da Silva, a decisão foi pela emissão de parecer à câmara municipal recomendando a reprovação das Contas de Governo e julgamento irregular com aplicação de multa de mil UFR nas Contas de Gestão. As denúncias referentes à supostas irregularidades praticadas na Prefeitura Municipal e relacionadas ao FUNDEB e FMAS foram julgadas parcialmente procedentes. A primeira Câmara decidiu, ainda, pela reprovação com aplicação de multa de 200 UFR às contas do FUNDEB, gestora Maria de Lourdes Costa Morais Suosa, e FMS, gestor Abdias Ramos de Carvalho Neto, e a aprovação, com ressalva, das contas do FMAS, gestora Gardênia Barbosa de Sousa Cruz, mais a aplicação da multa.

As contas do Hospital Regional de Barras também foram julgadas irregulares com aplicação de multa de 200 UFR referente ao exercício do gestor Francisco Marcos da Silva e de 100 UFR referente ao exercício do gestor Francisco Chagas Cavalcante Neto.

600-anderson_silva060541

O gestor José de Oliveira Filho, responsável pela prefeitura municipal de Jacobina do Piauí, exercício de 2012, teve suas Contas de Gestão julgadas irregulares com aplicação de multa de 1500 UFR e parecer de reprovação das Contas de Governo. Foram, também, julgadas irregulares suas prestações de contas, com aplicação de multa de 500 UFR, relacionados ao FUNDEB e FMS e regulares com ressalvas, com aplicação de multa de 200 UFR, suas contas do FMAS.

 

Fonte: MPC -PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais