30.9 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

IPVA 2024: veja as penalidades para quem transita com veículo irregular

A infração por dirigir um veículo com licenciamento vencido é considerada gravíssima - Arquivo Agência Brasil

O prazo final para pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) 2024 se encerra nesta quinta-feira (28) e quem não pagar as taxas devidas até a data ficará irregular e poderá sofrer penalidades.

O IPVA é um imposto anual obrigatório para todos os veículos automotores que circulam no Brasil. O pagamento do imposto garante o licenciamento anual do veículo, o CRLV, sem o qual o veículo fica irregular e sujeito a apreensão.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), há apenas dois dias do vencimento do IPVA 2024, 40% da frota ainda não estava regularizada. A informação foi divulgada pela Superintendência da Receita Estadual, por meio da Diretoria da Unidade de Controle da Arrecadação e Recuperação do Crédito Tributário (Unicad) da Sefaz-PI.

“Até a última terça-feira (26), faltando dois dias para encerrar o prazo de pagamento, apenas 60% do total da frota, que hoje é em torno de 1 milhão e 444 mil veículos, tinha sido regularizada, portanto, 40% ainda falta quitar o IPVA 2024. Pedimos a esses proprietários de veículos que não deixem para efetuar o pagamento na última hora. E também evitem transitar com o veículo irregular”, afirma o diretor da Unicad da Sefaz, Fernando Jufat.

Penalidades para quem não pagar o IPVA:

Multa de 0,33% por dia de atraso: A multa é calculada sobre o valor do imposto e pode aumentar significativamente caso o pagamento não seja regularizado.

Juros de mora com base na taxa Selic: A taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil e pode variar ao longo do ano.

Multa fixa de 20% do valor do imposto após 60 dias de atraso: Essa multa é aplicada em caso de inadimplência superior a 60 dias.

Impedimento de emissão do licenciamento anual: Sem o licenciamento, o veículo fica irregular e sujeito a apreensão.

Apreensão do veículo: A apreensão do veículo pode ocorrer caso o proprietário não regularize a situação do IPVA.

7 pontos na carteira de habilitação: A infração por dirigir um veículo com licenciamento vencido é considerada gravíssima e resulta em 7 pontos na carteira de habilitação.

Além disso, atrasar o IPVA pode levar seu nome para a lista de maus pagadores, uma vez que, quando um contribuinte não paga um imposto estadual, ele pode ter o nome inscrito na dívida ativa do estado. O CPF é cadastrado no Cadin, o Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. Ter o nome no Cadin pode dificultar, por exemplo, a participação em licitações do governo estadual.

Se o carro for apreendido pela polícia, você terá que pagar não só o IPVA, mas também juros e multa pelo tempo que ficou no pátio do Detran. O processo para retirar o veículo é burocrático e demorado, podendo até ir a leilão se a dívida não for quitada. A multa pelo atraso do IPVA aumenta a cada dia e, após 60 dias, fica em 18%, além dos juros baseados na taxa Selic.

A infração por dirigir um veículo com licenciamento vencido é considerada gravíssima  - (Arquivo Agência Brasil)Arquivo Agência Brasil

A infração por dirigir um veículo com licenciamento vencido é considerada gravíssima

Alternativa para pagar o IPVA

Ao invés de não pagar o IPVA, uma opção é buscar crédito. Empréstimos com garantia, onde seu veículo serve como garantia, são uma alternativa com juros mais baixos e prazos mais longos. Mesmo com o veículo atrelado ao empréstimo, você pode continuar usando normalmente. Esse processo é chamado de alienação fiduciária e permite condições de pagamento mais atrativas.

Pagamento do IPVA:

Mesmo que você tenha atrasado apenas um dia o pagamento do IPVA, haverá cobrança de multa. Para quitar o débito, é preciso emitir uma nova guia, com o valor atualizado e uma nova data de vencimento.

O IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado em até 3 vezes, sem juros. O pagamento pode ser feito online, nas agências bancárias ou nos postos de atendimento do Detran.

Fonte: O DIA

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais