A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (23) a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-base 2023. Os contribuintes podem verificar se têm direito ao reembolso e se regularizaram suas declarações. No Piauí, 4.274 contribuintes irão receber um total de R$ 7.794.686,30. Confira como consultar os valores no final da matéria.
O pagamento das restituições será realizado no dia 30 de setembro, na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não tenha informado nenhuma dessas opções, o valor ficará disponível por um ano no Banco do Brasil. Se o contribuinte verificar alguma pendência na declaração, ele pode retificá-la para corrigir as informações e tentar receber a restituição em lotes futuros.
Neste último lote, houve uma priorização de contribuintes do Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas que atingiram o estado. Cerca de 86 mil gaúchos receberão a restituição, o que corresponde a aproximadamente 17% do total de beneficiados.
Além dos contribuintes do Rio Grande do Sul, também foram priorizados aqueles que informaram a chave Pix na declaração, idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência e professores.
O crédito bancário para esses contribuintes será realizado ao longo do dia 30 de setembro. Dentre eles, estão:
- 11.188contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 6.731 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 201.381 contribuintes que, embora não tenham prioridade legal, utilizaram a
- declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX;
- 106.289 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição
Para verificar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível no aplicativo Meu Imposto de Renda, para celulares e tablets.
Como é feito o pagamento?
A restituição é depositada diretamente na conta bancária ou poupança informada na declaração. Se o contribuinte indicou uma chave Pix, o valor será transferido para a conta vinculada a ela. Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deve solicitá-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: O Dia