O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) alterou 17 limites territoriais em municípios do Piauí. As alterações promovidas pelo órgão levam em conta o cálculo das estimativas populacionais levantadas ainda no ano de 2014. Em todo o Brasil, o IBGE atualizou os mapas municipais de 206 cidades brasileiras de 11 estados diferentes.
Alegrete do Piauí, Barro Duro, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Cocal, Cocal dos Alves, Curral Novo do Piauí, Elesbão Veloso, Francisco Macedo, Marcolândia, Monsenhor Gil, Olho D’Água do Piauí,Padre Marcos, Passagem Franca do Piauí, Piracuruca, São João da Fronteira, Vila Nova do Piauí, estão entre os municípios que sofreram alteração nos limites territoriais.
Segundo o IBGE, esta divulgação oficializa as mudanças na legislação que já haviam alterado os limites municipais, decisões judiciais (Liminares e Mandados) e ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao instituto pelos governos estaduais.
Na prática, elas já fazem parte da rotina das populações e já foram incorporadas na estimativa populacional de 2014, usada no cálculo do fundo de participação dos municípios, que é o repasse de fundos do governo federal para os governos locais.
Os demais estados que também tiveram os limites alterados foram os estados da Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraíba. Cada alteração envolve no mínimo dois municípios.
Fonte: G1