O motorista Josielton Ribeiro viajou 408 km, distância do município de Canto do Buriti à Teresina, para renovar a habilitação na capital, mas não conseguiu devido ao sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) estar fora do ar. Há sete dias quem procura o órgão para realização de alguns serviços encontra a mesma situação.
“EU VIM DE VAN, SOFRENDO DE LÁ PARA CÁ. PARA VIR, GASTO COM HOSPEDAGEM E INFELIZMENTE VOU TER QUE GASTAR DE NOVO”, CONTOU O MOTORISTA.
O problema teve início no dia 10 de agosto, quando parte dos serviços ficou indisponível. Na segunda-feira (16), todos os serviços chegaram a ficar totalmente suspensos e, nesta terça-feira (17), parte do sistema voltou a funcionar.
De acordo com a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), responsável pelo sistema operacional do departamento, o problema se deu quando um componente do sistema utilizado pelo Detran apresentou problemas e precisou ser desligado.
Segundo o Detran, os serviços afetados são os que envolvem veículos, como o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). E os serviços de infração e habilitação. Nesta terça (17), o departamento informou ao G1 que os serviços referentes à habilitação estão funcionando normalmente.
Em julho, o mesmo servidor, que precisou ser desligado agora, já apresentava problemas e o Detran chegou a ficar mais de uma semana com o sistema fora do ar. Essa instabilidade voltou a se repetir e segundo a ATI, não há previsão para a normalização.
O Detran, junto à ATI, informou que a situação só será normalizada após a verificação da empresa fabricante do equipamento que foi desligado no Detran. Essa empresa é de fora do estado e já foi aberto um chamado de serviço para o Piauí.
Na tarde desta terça, a ATI comunicou que um técnico da empresa já está em Teresina fazendo a avaliação do equipamento e que, com base nisso, será definido se o problema vai ser resolvido com conserto ou com uma substituição. Enquanto isso, o Detran segue com serviços fora do ar.
Fonte: G1 PI