18 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Homem viaja mais de 400 km para renovar habilitação e encontra sistema do Detran – PI fora do ar

Técnico da empresa já está em Teresina fazendo a avaliação do equipamento — Foto: Divulgação/ATI

O motorista Josielton Ribeiro viajou 408 km, distância do município de Canto do Buriti à Teresina, para renovar a habilitação na capital, mas não conseguiu devido ao sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) estar fora do ar. Há sete dias quem procura o órgão para realização de alguns serviços encontra a mesma situação.

“EU VIM DE VAN, SOFRENDO DE LÁ PARA CÁ. PARA VIR, GASTO COM HOSPEDAGEM E INFELIZMENTE VOU TER QUE GASTAR DE NOVO”, CONTOU O MOTORISTA.

O problema teve início no dia 10 de agosto, quando parte dos serviços ficou indisponível. Na segunda-feira (16), todos os serviços chegaram a ficar totalmente suspensos e, nesta terça-feira (17), parte do sistema voltou a funcionar.

De acordo com a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), responsável pelo sistema operacional do departamento, o problema se deu quando um componente do sistema utilizado pelo Detran apresentou problemas e precisou ser desligado.

Segundo o Detran, os serviços afetados são os que envolvem veículos, como o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). E os serviços de infração e habilitação. Nesta terça (17), o departamento informou ao G1 que os serviços referentes à habilitação estão funcionando normalmente.

Em julho, o mesmo servidor, que precisou ser desligado agora, já apresentava problemas e o Detran chegou a ficar mais de uma semana com o sistema fora do ar. Essa instabilidade voltou a se repetir e segundo a ATI, não há previsão para a normalização.

O Detran, junto à ATI, informou que a situação só será normalizada após a verificação da empresa fabricante do equipamento que foi desligado no Detran. Essa empresa é de fora do estado e já foi aberto um chamado de serviço para o Piauí.

Na tarde desta terça, a ATI comunicou que um técnico da empresa já está em Teresina fazendo a avaliação do equipamento e que, com base nisso, será definido se o problema vai ser resolvido com conserto ou com uma substituição. Enquanto isso, o Detran segue com serviços fora do ar.

Fonte: G1 PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais