25.4 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Governo propõe criar Conselho Estadual de Proteção aos Animais no Piauí

CACHORRO

O governador Rafael Fonteles (PT) enviou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei para o conselho Estadual de proteção da Faúna Silvestre e de Animais Domésticos no estado. A matéria, atualmente, tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovada será votada em plenário e enviada para ser sancionada pelo Executivo.

Segundo o projeto de lei, a criação do conselho tem o objetivo de realizar a articulação integrada entre os órgãos federais, estaduais e municipais, instituições de pesquisa, comissões de ética no uso de animais e as entidades protetoras da sociedade civil para atuar em cooperação técnica administrativa ou operacional por meio de instrumentos de convênios, acordos ou compromissos assumidos entre as partes, visando à proteção e ao bem-estar animal.

Os conselheiros também serão responsáveis por elaborar as normas complementares adequadas à gestão da Política, voltadas a estabelecer controle, estímulos, transformação da postura da sociedade perante a causa animal mediante colaboração ativa da sociedade civil organizada envolvida com a temática.

O Conselho será composto por 18 membros de diversos órgãos públicos, incluindo o Ministério Público (MPPI) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI). O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos será o presidente, votando nos casos de empate.

Já os membros da sociedade civil terão como requisito principal para fazer parte do conselho ter mais de dois anos de trabalhos relacionados à proteção e defesa de animais.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais