30.8 C
Jacobina do Piauí
17 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosPolítica

Governo pressiona base para garantir vitória de Kleber Eulálio na eleição do TCE

Nos bastidores da Assembleia Legislativa do Piauí  o assunto mais comentando é a eleição de novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) a ser realizada na próxima terça-feira (19/05). O ex-deputado Mauro Tapety (PMDB) e o prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB), que já foi parlamentar, “dão expediente” na Casa em busca de conquistar os votos. Ao todo, 25 candidatos disputam a vaga de conselheiro aberta após a aposenatadoria  de Anfrísio Lobão em outubro de 2014.

Muitos deputados preferem não declarar abertamente os votos. Mas o líder do governo no parlamento, deputado estadual João de Deus (PT), tem sido o principal articulador em favor da vitória de Kléber Eulálio. O deputado Cícero Magalhães (PT) acredita que o partido deve votar unido, mas seu colega de sigla, deputado Fábio Novo (PT), destoa dos petistas e já decretou pode não votará em Kléber.

“Eu respeito o posicionamento do deputado Fábio Novo. O importante é que estamos pedindo votos para todos os deputados. Tenho certeza de que tantos deputados da oposição quanto do governo irão votar em mim”, afirmou o prefeito de Picos, Kléber Eulálio.

Sobre a postura contrária do deputado estadual Fábio Novo (PT), o líder do governo na Assembleia, deputado João de Deus (PT) acredita que róxima a paté terça-feira, dia da escolha de novo conselheiro, os ânimos estarão mais contidos. “O Fábio está conversando com o Kléber sim. A situação será pacificada durante as eleições para o TCE-PI. Ele tem suas razões”, assegura João de Deus. Ele acredita ainda que o prefeito de Picos sairá vitorioso. “O que nós tínhamos que fazer já fizemos. Mas acredito que sim, o Kléber o candidato favorito”, disse o deputado.

APOIO A MAURO TAPETY 

Outro candidato que desponta como favorito e que circula na Alepi em busca de conquistar os últimos apoios é o ex-deputado Mauro Tapety. “Tenho reais condições de ganhar as eleições. Não posso falar em números com estão falando que o Kleber já tenho 18 votos”, confia o aspirante à conselheiro.

Mauro Tapety tem apoio de oposocionistas como João Mádison (PMDB) e Robert Rios (PDT); Foto: Ascom 

Mauro tem apoio do líder da oposição, o deputado Robert Rios (PDT). Mesmo sendo forte cabo eleitoral do ex-deputado, Robert diz que não compete a ele fazer campanha ao postulante à conselheiro. Ele critica a postura do deputado estaudal e presidente da Assembleia, Themístocles Filho (PMDB), um dos articuladores da campanha de Kléber.

“Não vou fazer campanha entre os deputados. Está aí o nosso presidente Themístocles quase virando um morcego de dia e à noite atrás dos deputados”, disparou. Outro que acredita fielmente na vitória de Mauro Tapety é  o deputado, João Mádison (PMDB). Taxativo, ele diz acreditar que Mauro vença a disputa.

DEPUTADOS NÃO DEVEM SEGUIR VOTO DE SEUS PARTIDOS

No PSB, os socialistas devem seguir cada um o seu caminho. Gustavo Neiva já declarou apoio a Mauro Tapety. Rubem Martins disse ao que partido não tem orientação. “Não temos uma decisão partidária. Kléber é quase meu conterrâneo, mas estou conversando, também, com Mauro”, disse o deputado, natural de Santa Cruz do Piauí, sem tomar partido.

A informação que circula nos bastidores da Assembleia é a de que os deputados da região de Picos como, por exemplo, Belê (PSB) e Pablo Santos (PMDB) não irão votar em seus conterrâneos. O motivo seria posição contrária à chegada do PT à Prefeitura de Picos, terceira maior cidade do Piauí.

O recém-chegado ao parlamento, deputado estadual Francis Lopes (PRP), afirmou que seu voto pertence ao governador Wellington Dias (PT). “Ainda não conversei com o governador para saber da sua recomendação, mas devo seguir a vontade dele”, assegurou Francis Lopes prevendo voto a Kléber Eulálio, que conta com o apoio de Wellington Dias.

O PTB, com bancada de três deputados (Fernando Monteiro, Joel Rodrigues e Liziê Coelho) também deverá seguir o caminho da base e votar no prefeito de Picos.

 

 

Fonte; O Olho

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais