Nos bastidores da Assembleia Legislativa do Piauí o assunto mais comentando é a eleição de novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) a ser realizada na próxima terça-feira (19/05). O ex-deputado Mauro Tapety (PMDB) e o prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB), que já foi parlamentar, “dão expediente” na Casa em busca de conquistar os votos. Ao todo, 25 candidatos disputam a vaga de conselheiro aberta após a aposenatadoria de Anfrísio Lobão em outubro de 2014.
Muitos deputados preferem não declarar abertamente os votos. Mas o líder do governo no parlamento, deputado estadual João de Deus (PT), tem sido o principal articulador em favor da vitória de Kléber Eulálio. O deputado Cícero Magalhães (PT) acredita que o partido deve votar unido, mas seu colega de sigla, deputado Fábio Novo (PT), destoa dos petistas e já decretou pode não votará em Kléber.
“Eu respeito o posicionamento do deputado Fábio Novo. O importante é que estamos pedindo votos para todos os deputados. Tenho certeza de que tantos deputados da oposição quanto do governo irão votar em mim”, afirmou o prefeito de Picos, Kléber Eulálio.
Sobre a postura contrária do deputado estadual Fábio Novo (PT), o líder do governo na Assembleia, deputado João de Deus (PT) acredita que róxima a paté terça-feira, dia da escolha de novo conselheiro, os ânimos estarão mais contidos. “O Fábio está conversando com o Kléber sim. A situação será pacificada durante as eleições para o TCE-PI. Ele tem suas razões”, assegura João de Deus. Ele acredita ainda que o prefeito de Picos sairá vitorioso. “O que nós tínhamos que fazer já fizemos. Mas acredito que sim, o Kléber o candidato favorito”, disse o deputado.
APOIO A MAURO TAPETY
Outro candidato que desponta como favorito e que circula na Alepi em busca de conquistar os últimos apoios é o ex-deputado Mauro Tapety. “Tenho reais condições de ganhar as eleições. Não posso falar em números com estão falando que o Kleber já tenho 18 votos”, confia o aspirante à conselheiro.

Mauro tem apoio do líder da oposição, o deputado Robert Rios (PDT). Mesmo sendo forte cabo eleitoral do ex-deputado, Robert diz que não compete a ele fazer campanha ao postulante à conselheiro. Ele critica a postura do deputado estaudal e presidente da Assembleia, Themístocles Filho (PMDB), um dos articuladores da campanha de Kléber.
“Não vou fazer campanha entre os deputados. Está aí o nosso presidente Themístocles quase virando um morcego de dia e à noite atrás dos deputados”, disparou. Outro que acredita fielmente na vitória de Mauro Tapety é o deputado, João Mádison (PMDB). Taxativo, ele diz acreditar que Mauro vença a disputa.
DEPUTADOS NÃO DEVEM SEGUIR VOTO DE SEUS PARTIDOS
No PSB, os socialistas devem seguir cada um o seu caminho. Gustavo Neiva já declarou apoio a Mauro Tapety. Rubem Martins disse ao que partido não tem orientação. “Não temos uma decisão partidária. Kléber é quase meu conterrâneo, mas estou conversando, também, com Mauro”, disse o deputado, natural de Santa Cruz do Piauí, sem tomar partido.
A informação que circula nos bastidores da Assembleia é a de que os deputados da região de Picos como, por exemplo, Belê (PSB) e Pablo Santos (PMDB) não irão votar em seus conterrâneos. O motivo seria posição contrária à chegada do PT à Prefeitura de Picos, terceira maior cidade do Piauí.
O recém-chegado ao parlamento, deputado estadual Francis Lopes (PRP), afirmou que seu voto pertence ao governador Wellington Dias (PT). “Ainda não conversei com o governador para saber da sua recomendação, mas devo seguir a vontade dele”, assegurou Francis Lopes prevendo voto a Kléber Eulálio, que conta com o apoio de Wellington Dias.
O PTB, com bancada de três deputados (Fernando Monteiro, Joel Rodrigues e Liziê Coelho) também deverá seguir o caminho da base e votar no prefeito de Picos.
Fonte; O Olho