O governador Rafael Fonteles autorizou, por meio de decreto publicado nesta quarta-feira (9), a realização de um novo concurso público para a Polícia Civil do Piauí. O certame prevê a oferta de 200 vagas imediatas e cadastro de reserva com o mesmo quantitativo, totalizando 400 oportunidades.
Segundo o decreto, serão disponibilizadas 30 vagas para Delegado de Polícia Civil, 150 para o cargo de Oficial Investigador de Polícia — recém-criado e que unifica funções investigativas — e 20 vagas para Perito Oficial Criminal. Esta última será distribuída entre as especialidades de Perito Criminal (10 vagas), Médico-Legista (9) e Odonto-Legista (1).
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI) será responsável pela organização do concurso, elaboração do edital e definição das etapas e critérios da seleção. O edital deverá detalhar as exigências, conteúdo programático, carga horária, salários e demais regras do processo.
O prazo para publicação do edital é de até oito meses, contados a partir da data do decreto. A realização do certame é amparada pela Lei Complementar nº 318/2025, que reestruturou os cargos da Polícia Civil do Estado, com o objetivo de recompor o efetivo e modernizar a corporação. A autorização conta com pareceres técnicos e respaldo financeiro das Secretarias de Administração, Planejamento e da Comissão Permanente de Concurso da SEAD-PI.