22.8 C
Jacobina do Piauí
11 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralPolíticaSão João do Piauí

Assembleia Legislativa terá mudanças em lideranças partidárias e de bloco; veja o que muda

ALEPI - Foto reprodução

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) passará por mudanças nas lideranças de partidos e blocos parlamentares devido à nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) assumiu a presidência da Casa, e outros parlamentares agora ocupam cargos estratégicos na nova gestão.

Com as alterações, deputados que acumulam funções na Mesa Diretora e na liderança de partidos ou blocos precisarão deixar uma das posições. A Constituição interna da Alepi proíbe esse acúmulo, exigindo a indicação de novos nomes para essas funções.

Siglas como Partido dos Trabalhadores (PT), Progressistas e Solidariedade terão que definir novos representantes para suas lideranças na Alepi. Atualmente, os deputados Francisco Lima (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade) e Gustavo Neiva (Progressistas) comandam blocos parlamentares e precisarão ser substituídos.

O vice-presidente da Alepi, Francisco Lima, afirmou que o PT definirá seu novo líder na próxima semana.“Estamos analisando internamente, mas a definição sai na próxima semana”, disse.

No caso do Progressistas, Gustavo Neiva, que ocupa a função de 4º vice-presidente da Mesa Diretora, também precisará deixar a liderança da sigla. Segundo ele, o partido ainda se reunirá para definir seu substituto.

Já Evaldo Gomes, atualmente 2º secretário da Mesa, também deverá ser substituído na liderança do Solidariedade.

Outro cargo que sofrerá alteração é o de líder do Governo na Alepi. O deputado Dr. Vinicius Nascimento, que exerce essa função atualmente, precisará deixar o posto, pois foi escolhido como 2º vice-presidente da Mesa Diretora. A definição sobre seu substituto caberá ao governador Rafael Fonteles. “Aguardando a análise do governador”, explicou o deputado.

Com isso, a Secretaria-Geral da Alepi aguarda a oficialização dos novos líderes partidários para dar seguimento ao processo de transição e à reestruturação das lideranças na Casa.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais