A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) passará por mudanças nas lideranças de partidos e blocos parlamentares devido à nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) assumiu a presidência da Casa, e outros parlamentares agora ocupam cargos estratégicos na nova gestão.
Com as alterações, deputados que acumulam funções na Mesa Diretora e na liderança de partidos ou blocos precisarão deixar uma das posições. A Constituição interna da Alepi proíbe esse acúmulo, exigindo a indicação de novos nomes para essas funções.
Siglas como Partido dos Trabalhadores (PT), Progressistas e Solidariedade terão que definir novos representantes para suas lideranças na Alepi. Atualmente, os deputados Francisco Lima (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade) e Gustavo Neiva (Progressistas) comandam blocos parlamentares e precisarão ser substituídos.
O vice-presidente da Alepi, Francisco Lima, afirmou que o PT definirá seu novo líder na próxima semana.“Estamos analisando internamente, mas a definição sai na próxima semana”, disse.
No caso do Progressistas, Gustavo Neiva, que ocupa a função de 4º vice-presidente da Mesa Diretora, também precisará deixar a liderança da sigla. Segundo ele, o partido ainda se reunirá para definir seu substituto.
Já Evaldo Gomes, atualmente 2º secretário da Mesa, também deverá ser substituído na liderança do Solidariedade.
Outro cargo que sofrerá alteração é o de líder do Governo na Alepi. O deputado Dr. Vinicius Nascimento, que exerce essa função atualmente, precisará deixar o posto, pois foi escolhido como 2º vice-presidente da Mesa Diretora. A definição sobre seu substituto caberá ao governador Rafael Fonteles. “Aguardando a análise do governador”, explicou o deputado.
Com isso, a Secretaria-Geral da Alepi aguarda a oficialização dos novos líderes partidários para dar seguimento ao processo de transição e à reestruturação das lideranças na Casa.
Fonte: O Dia