A Prefeitura de Curral Novo do Piauí realizou, durante o mês de janeiro, a aração de terra, sem custos, na zona rural do município. O prefeito da cidade, Junior de Abel, oferta o processo anualmente, auxiliando os agricultores e proporcionando um melhor espaço para as produções.
Morador da localidade Encruzilhada, o agricultor Pedro Vitalino, de 75 anos, ressaltou a satisfação de ser contemplado com o processo gratuito e necessário para que as plantações tenham uma boa colheita. Pedro destacou que, todos os anos, se envolve no plantio de feijão para alimentação pessoal.
“É muito bom para os agricultores, porque não pagamos nada. Ficamos muito satisfeitos com isso, é uma coisa muito importante. Para plantar, plantamos devagarinho e em um espaço limpo. Enquanto eu puder, todo ano planto meu pedacinho”, afirmou.
A agricultora Antônia Dias, de 66 anos, moradora da localidade Sítio Curitiba, frisou a ação frequente da gestão do prefeito Júnior de Abel, comentando que é uma satisfação muito grande ter o processo gratuitamente. Antônia produz milho e feijão, além de cultivar galinhas.
“Ficamos muito gratas, porque era uma coisa que pagamos a vida toda. Depois desse dessa gestão, é uma grande ajuda. Agradeço muito, porque já tem tempo que eles fazem isso”, destacou.
O agricultor José Luís Gomes, de 47 anos, residente na localidade Sítio Alagadiço, zona rural de Curral Novo do Piauí, agradeceu o prefeito Junior de Abel pela realização dessa importante ação. “Fico muito feliz, pois essa aração ajuda na nossa produção e facilita nossa vida aqui na roça”, pontuou.
A aração da terra é uma etapa fundamental no preparo para o plantio. A técnica realiza a inversão das camadas do solo, aumentando os níveis de oxigenação da matéria orgânica. Isso se reflete diretamente na eficiência do cultivo: na mandiocultura, por exemplo, a aração resulta em um aumento de até 30% na produtividade.