31.3 C
Jacobina do Piauí
8 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Estudantes piauienses embarcam para os EUA para intercâmbio educacional

Jailson Soares/O Dia

Um grupo de 34 estudantes e professores piauienses embarcaram na tarde desta sexta-feira (20) para um intercâmbio educacional nos Estados Unidos. São as equipes vencedoras do Seduckaton, a primeira competição de projetos de programação da história do Piauí. Os estudantes passarão um mês vivenciando a experiência educacional norte-americana em dois dos institutos de educação tecnológicas mais renomados no mundo: a Worcester Technical High School e a Framingham High School, no Estado de Massachusetts. Além das aulas, eles irão visitar também a sede da Google e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Os vencedores do Seduckaton desenvolveram projetos envolvendo a linguagem de programação e a Inteligência Artificial para darem soluções aos desafios enfrentados por suas próprias escolas. Ganhadores da etapa final, os 60 alunos ganharam, como recompensa, o intercâmbio internacional. Seis equipes vão para os Estados Unidos e quatro para a Coreia do Sul.

“Hoje estão indo 34 estudantes e professores para os Estados Unidos. Vamos passar os primeiros dias com eles. Vamos acompanhá-los no começo desta jornada, na aula inaugural em uma das melhores escolas técnicas norte-americanas com foco em tecnologia e inovação. Tudo fruto dos termos e parcerias que firmamos nas missões internacionais junto com o governador Rafael Fonteles nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália”, explicou o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira.

Na programação dos estudantes está prevista ainda uma visita ao MIT e à Universidade de Harvard, ambas consideradas as melhores universidades do mundo, além de uma troca de experiências na sede da Google em Massachusetts. Desta troca de conhecimentos espera-se que o Piauí saia ganhando. O Estado é o primeiro da América Latina a implantar a disciplina de Inteligência Artificial no ensino básico público e a expectativa é que aquilo que os estudantes aprenderam aqui seja aprimorado com a experiência de um mês lá fora.

“Já estamos aproveitando estes projetos e conhecimento deles, estamos encubando e acelerando os projetos que eles desenvolveram na metodologia do MIT. Estamos com um projeto em parceria com o MIT para levar o ensino de empreendedorismo às escolas. São mais de 300 escolas que já estão com a disciplina funcionando no método do MIT para que estes alunos possa encubar e acelerar seus projetos e, quem sabe, virar startups”, afirmou Washington Bandeira.

O secretário acredita que o intercâmbio educacional nos Estados Unidos permitirá aos estudantes e professores transformar sua visão de mundo e engrandecer suas histórias. “Estamos fortalecendo cidadanias. Eles vão retornar para o Piauí cidadãos melhores.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais