Um grupo de 34 estudantes e professores piauienses embarcaram na tarde desta sexta-feira (20) para um intercâmbio educacional nos Estados Unidos. São as equipes vencedoras do Seduckaton, a primeira competição de projetos de programação da história do Piauí. Os estudantes passarão um mês vivenciando a experiência educacional norte-americana em dois dos institutos de educação tecnológicas mais renomados no mundo: a Worcester Technical High School e a Framingham High School, no Estado de Massachusetts. Além das aulas, eles irão visitar também a sede da Google e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Os vencedores do Seduckaton desenvolveram projetos envolvendo a linguagem de programação e a Inteligência Artificial para darem soluções aos desafios enfrentados por suas próprias escolas. Ganhadores da etapa final, os 60 alunos ganharam, como recompensa, o intercâmbio internacional. Seis equipes vão para os Estados Unidos e quatro para a Coreia do Sul.
“Hoje estão indo 34 estudantes e professores para os Estados Unidos. Vamos passar os primeiros dias com eles. Vamos acompanhá-los no começo desta jornada, na aula inaugural em uma das melhores escolas técnicas norte-americanas com foco em tecnologia e inovação. Tudo fruto dos termos e parcerias que firmamos nas missões internacionais junto com o governador Rafael Fonteles nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália”, explicou o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira.
Na programação dos estudantes está prevista ainda uma visita ao MIT e à Universidade de Harvard, ambas consideradas as melhores universidades do mundo, além de uma troca de experiências na sede da Google em Massachusetts. Desta troca de conhecimentos espera-se que o Piauí saia ganhando. O Estado é o primeiro da América Latina a implantar a disciplina de Inteligência Artificial no ensino básico público e a expectativa é que aquilo que os estudantes aprenderam aqui seja aprimorado com a experiência de um mês lá fora.
“Já estamos aproveitando estes projetos e conhecimento deles, estamos encubando e acelerando os projetos que eles desenvolveram na metodologia do MIT. Estamos com um projeto em parceria com o MIT para levar o ensino de empreendedorismo às escolas. São mais de 300 escolas que já estão com a disciplina funcionando no método do MIT para que estes alunos possa encubar e acelerar seus projetos e, quem sabe, virar startups”, afirmou Washington Bandeira.
O secretário acredita que o intercâmbio educacional nos Estados Unidos permitirá aos estudantes e professores transformar sua visão de mundo e engrandecer suas histórias. “Estamos fortalecendo cidadanias. Eles vão retornar para o Piauí cidadãos melhores.
Fonte: O Dia