28.8 C
Jacobina do Piauí
25 de março de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Estado aciona Justiça por usucapião para ter direito a investir e lançar PPP na Potycabana

Juiz Leonardo Brasileiro - Foto: Yala Sena

A procuradoria Geral do Estado ingressou com ação na justiça para ter o direito de propriedade do Parque Potycabana, após 35 anos de sua inauguração. Sem legalização da área, os trâmites para a PPP (Parceria, Público, Privado) da Potycabana emperram. 

O governo do estado tem posse na área de Potycabana desde 1987 e o parque de lazer foi inaugurado em 1990. Em 2002, a empresa e o estado celebraram uma desapropriação amigável com pagamento de indenização e outros benefícios junto ao governo. No entanto, o governo não registou no cartório e ficou em aberto a regularização.  

A Potycabana foi inaugurada em setembro de 1990 pelo governador Alberto Silva que idealizou com o projeto do piauiense Gerson Castelo Branco. 

A área inicial era de 9 mil m², com praia artificial, piscinas com ondas artificiais, toboágua, brinquedos aquáticos, quadras polivalentes, pistas de patins, um palco ao ar livre, bares, restaurantes e capacidade de receber 50 mil pessoas por dia. Em 2013, no governo de Wilson Nunes Martins, foi inaugurada uma reforma e replanejamento, já com uma área de mais de 51 mil metros quadrados. 

Projeto original da Potycabana

O juiz Leonardo Brasileiro, que coordena o programa Regularizar, informou que o processo já chegou ao Centro de Solução Fundiária do Tribunal de Justiça do Piauí. Ele informou que a empresa foi notificada para esclarecimentos. 

“Vários municípios também estão regularizando seus imóveis, escolas, porque os hospitais muitas vezes deixam de receber financiamentos porque o imóvel não tem documentação, não tem registro no cartório. A Potycabana está com a matrícula em nome do particular e o processo que o governo ingressou foi de ação de usucapião. Vamos ouvir os proprietários do imóvel e depois tomar uma decisão”, disse o juiz.

Outro imóvel do estado que foi regularizado foi o prédio antigo da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que fica na zona sul de Teresina. 

Veja os órgãos na lista do PPP:

Potycabana
Parque de Exposição
Hotel Pedro II
Albertão
Detran (a parte de remoção, guarda e hasta pública dos veículos apreendidos). 

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais