22.7 C
Jacobina do Piauí
28 de junho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Escola estadual em Picos sofreu 6 furtos em um mês, sendo 5 em uma semana

Escola em Picos sofreu 6 furtos em menos de um mês; 5 deles na mesma semana — Foto: Sávio Magalhães/ TV Clube

A Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas, no Centro de Picos, Sul do Piauí, foi furtada seis vezes desde que as aulas presenciais foram retomadas, há menos de três semanas. Segundo a diretora da escola, a professora Maria da Cruz Cardoso, o primeiro furto aconteceu já no primeiro dia de aulas presenciais, em 21 de fevereiro.

Os criminosos aproveitam o muro baixo dos fundos da escola para invadir o terreno e furtar os canos e fios de cobre que alimentam os compressores das centrais de ar condicionado, que ficam danificados, e os fios das paredes, deixando as salas de aula sem climatização e sem energia elétrica.

Os outros cinco furtos aconteceram todos no intervalo dos últimos sete dias, durante a noite. Câmeras de segurança da escola registraram os criminosos andando pela área externa, pelos corredores e pátios da escola.

Segundo a diretora, a escola conta com um vigilante noturno, mas ele trabalha uma noite e folga na seguinte. Assim, o local passa metade da semana desprotegido. As câmeras de segurança não inibem os furtos, e uma delas foi danificada pelos criminosos.

Escola em Picos sofreu 6 furtos em menos de um mês; 5 deles na mesma semana — Foto: Sávio Magalhães/ TV Clube

Escola em Picos sofreu 6 furtos em menos de um mês; 5 deles na mesma semana — Foto: Sávio Magalhães/ TV Clube

“Eu faço um apelo para o Governo do Estado, à Secretaria de Educação, para que olhe para essas escolas. Depois de dois anos de pandemia, quando retornamos ao chão da escola, de forma presencial, a escola é alvo de furtos”, disse a diretora Maria da Cruz.

Em nota, a Seduc informou que os objetos furtados da escola serão repostos a partir do registro dos Boletins de Ocorrência. Segundo a diretora da escola, todos os crimes foram devidamente registrados na delegacia de Picos. Leia a nota da Seduc no fim desta reportagem.

Escola em Picos sofreu 6 furtos em menos de um mês; 5 deles na mesma semana — Foto: Sávio Magalhães/ TV Clube

Escola em Picos sofreu 6 furtos em menos de um mês; 5 deles na mesma semana — Foto: Sávio Magalhães/ TV Clube

A Policia Militar informou que faz rondas frequentes na região onde fica a escola Desembargador Vidal de Freitas, e que o serviço de inteligência do 4º Batalhão de Polícia Militar irá analisar as imagens das câmeras para tentar identificar e prender os criminosos.

Nota da Seduc na íntegra:

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que a Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas possui vigia e câmeras de segurança, e a partir do registro do Boletim de Ocorrência, a unidade administrativa da Seduc fará a reposição do material roubado. A Seduc informa ainda que as aulas estão acontecendo normalmente, que acionará a Secretaria de Segurança Pública para reforçar o policiamento no entorno da escola.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais