O apresentador Marcelo Magno, da TV Clube, após receber alta do hospital nesta sexta-feira (27), gravou um vídeo comemorando por ter se curado da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O jornalista foi diagnosticado com a doença no dia 19 de março e estava internado há poucos dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Teresina.
Em vídeo gravado já em casa, Marcelo Magno apresentou o resultado onde atesta que não tem mais a doença. Ele contou que é o primeiro paciente curado do Covid-19 no Piauí.
Marcelo Magno esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo ao apresentar o Jornal Nacional, no dia 7 de março. O jornalista foi internado na UTI após ter seu quadro agravado. Ele precisou ser entubado para, segundo os médicos, que o tratamento surtisse efeito mais rapidamente.
O apresentador passou alguns dias sob ventilação mecânica, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos na UTI. Nessa terça-feira (23), foi retirada a sedação e ele já respirava sem auxílio de aparelhos. Nessa quarta, ele deixou a UTI.
“Agradeço também as manifestações de carinho e quero dizer para as pessoas que eu venci essa batalha”, disse Marcelo Magno.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/x/r/mA900uQWOsLJC6sA9DLw/111116798-gettyimages-1203704692.jpg)
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/f/i/5AakqGSMidncqH4EipZQ/coronavirustasnsmissaosintomas-v2.png)
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1