Esse mês é lembrado pela mobilização “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo principal a realização de ações de conscientização para a prevenção do suicídio e valorização da vida. Em Caridade do Piauí, a gestão do prefeito Toninho promoveu uma ‘bicicleata’ pelas principais ruas da cidade, alertando a população para a problemática.
Neste ano, o Setembro Amarelo teve como tema central: “Agir salva Vidas” e foi promovido pelas Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social do município de Caridade do Piauí. O evento foi iniciado com uma concentração em frente ao Posto de Saúde Joaquina Juscelina e percorreu as principais ruas, encerrando em frente a Igreja Católica no centro da cidade.
.
O ciclista Iram Oliveira participou da bicicleata e destacou a importância da mobilização para o município e informou que no domingo, 03 de outubro, será realizado o 3º Bike Test na cidade de Caridade do Piauí. “Mas essa é uma ação muito importante e nós ficamos surpresos pela quantidade de pessoas que fizeram parte do momento, além de ser muito positivo essa mensagem transmitida sobre a questão do suicídio que afeta o país”, afirma.
Iram Oliveira ressaltou, ainda, sobre a importância do esporte na prevenção e relatou que o ciclismo tem contribuído bastante na valorização da vida no Brasil todo. “O ciclismo tem contribuído no mundo todo em relação a muitos jovens que tem até mesmo saído das drogas, e entrado no mundo do esporte, tem trazido muita esperança pra nós e para o mundo”, pontua Iram, que parabenizou a equipe organizadora do evento.
A psicóloga Beatriz da Silva Santos afirma que o objetivo principal do evento foi a sensibilização da população, além da mobilização em relação aos preconceitos e abusos que influenciam bastante. “Nós da gestão do município pensamos de uma maneira que, além de sensibilizar e mobilizar é preciso cuidar. Então estamos realizando plantão psicológico na sede e zona rural do município”, comenta.
Beatriz relata que durante esse mês, a gestão municipal promoveu outras ações como entrega de panfletos e cartazes pelas ruas da cidade e seguirão sempre buscando alertar a população para a prevenção ao suicídio. “Temos um grupo de ciclistas e pensando na potencialização da atividade física, tentando de certo modo ampliar e que as pessoas possam aderir a essa estratégia também, que a saúde mental não só depende de um atendimento psicológico ou de um atendimento médico, mas através de pequenas ações no cotidiano”, finaliza a psicóloga.