29.4 C
Jacobina do Piauí
24 de junho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Em 24horas, sobe para sete as cidades com inundações e risco de enxurradas no Piauí

Cleiton Santos e Ascom/Barras

Os rios Parnaíba, Longá e Marathaoan tiveram elevação no leito nas últimas 24 horas, deixando comunidades ribeirinhas desabrigadas.  Com as chuvas subiu para sete os municípios já com registros de inundações e “risco alto” de enxurradas, devido os níveis da água estarem acima da cota de inundações.

Barras, Batalha e Esperantina já estão sofrendo inundações. Luzilândia está em alerta moderado.

Hoje, a Secretaria de Estado da Defesa Civil divulga o alerta de “risco alto” em três municípios do Piauí: Buriti dos Lopes, São José do Divino e Caxingó. Há risco de inundações e enxurradas, principalmente, para as comunidades ribeirinhas. Os dados foram divulgados na noite dessa terça-feira (10) pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais.

Em Buriti dos Lopes, o risco de inundação atinge aproximadamente 600 moradias, pelo aumento do nível das águas do Rio Parnaíba e seus afluentes, podendo atingir a zona rural do município, nas localidades Barra do Longá, Vila Iracema, Passagem Canoa, Ponte Jandira, Várzea do Simão e Vila São Remígio. A elevação dos rios Longá e Piracuruca colocam em risco principalmente os bairros Centro e Bom Jesus, em Caxingó, onde cerca de 98 moradias estão localizadas em áreas em risco, assim como 100 moradias em São José do Divino, nas localidades Centro, Triunfo, Botaque e Brancas.

No município de Luzilândia há risco “moderado”, o que não descarta os riscos alertados de inundações, que podem colocar em risco 800 moradias.

Os Planos de Contingência municipais devem ser colocados em prática com o intuito de verificar os riscos e encontrar local seguro para a população. A Defesa Civil estadual e o Corpo de Bombeiros estão em total alerta para atuar de forma a atender as necessidades da população das áreas de risco.

Barras

O rio Marathaoan elevou em 45 cm nas ultimas 24h, onde foi registrada a cota de 4,69 m às 23h45  de 10/03/2020, e com previsão de atingir a cota em torno de 4,77 m nas próximas 8 h, portanto 57 cm acima da cota de Inundação (4,20m).

Esperantina

O rio Longá continua em processo de elevação do seu nível, tendo elevado 83 cm nas ultimas 24h, onde foi registrada a cota de 8,05 m às 23h45  de 10/03/2020, e com previsão de atingir a cota em torno de 8,22 m nas próximas 8 h, portanto 82 cm acima da cota de Inundação (7,40m).

Em TeresinaI e Timon-MA há a tendência de pequena diminuição do nível d’água do rio Parnaíba nas próximas horas, onde a cota atual registrada é de 4,30 m, tendo previsão de chegar em valores em torno de 4,20 m às 8:00 h do dia de hoje, 11/03/2020, portanto dentro da faixa de normalidade.

Informamos, ainda, a tendência de estabilização do nível d’água do rio Parnaíba nas cidades de Barão de Grajaú/MA e Floriano/PI nas próximas 8 h, com o nível mantendo-se na casa de 4,00 m, portanto ainda abaixo do nível de atenção definido par esta estação, 5,50 m, sem demandar maiores preocupações no curto prazo.

Luzilândia 

O nível do rio Parnaíba sofreu elevação de 41 cm nas ultimas 24 horas, onde a cota atual registrada é de 5,01 m, tendo previsão de chegar em valores em torno de 5,12 m às 11h30  do dia de hoje, 11/03/2020, portanto 12 cm acima do nível de Alerta (5,00 m).

Flash Yala Sena (Com informações CPRM e Defesa Civil)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais