31.3 C
Jacobina do Piauí
8 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Eleições 2024: denúncias de irregularidades na internet lideram ocorrências no Piauí

Aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Foto: Agência Brasil: Joédson Alves

O número de denúncias por irregularidades eleitorais no Piauí, registradas pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelam um cenário preocupante. De janeiro até o dia 2 de outubro, foram computadas 492 denúncias, com infrações relacionadas à internet ocupando a liderança do ranking, somando 72 ocorrências de irregularidades. O Pardal, disponível para download nas lojas de aplicativo, auxilia os cidadãos a reportarem práticas irregulares com relação ao período eleitoral.

Além das denúncias envolvendo o uso indevido da internet, outros casos que se destacam incluem o uso do bem público para fins eleitorais, com 57 registros, e a omissão de informações obrigatórias em campanhas, que resultou em 39 denúncias.

As irregularidades relacionadas a materiais de propaganda eleitoral também foram evidenciadas no aplicativo pardal. O uso de banner, cartaz ou faixa foi alvo de 34 denúncias, seguido por queixas envolvendo bens particulares e utilização indevida de alto-falante e amplificadores de som, onde ambas são registradas com 33 denúncias cada. A utilização de adesivos gerou 25 denúncias, enquanto comícios e showmícios receberam 20 registros. Já quanto a confecção, utilização ou distribuição de brindes somam-se 16 denúncias e veiculação incorreta de outdoors foi alvo de 11 registros.

Cidades com maiores registros

Dados do aplicativo Pardal apontam ainda que a capital piauiense, Teresina, lidera o ranking de municípios com a maior ocorrência de irregularidades no período eleitoral. Ao todo, a cidade registrou até o momento 57 denúncias formalizadas no app do TSE.

Ainda segundo as informações, a cidade de Parnaíba, segunda maior do Piauí e situada no litoral do estado, registrou 51 denúncias. No ranking aparecem ainda as cidade de Cabeceiras do Piauí, com 43 denúncias; Água Branca, com 32 registros e São Miguel da Baixa Grande com 20 ocorrências computadas.

Ao todo, 492 denúncias foram registradas no aplicativo Pardal até o dia 2 de outubro. O fato, entretanto, poderá aumentar, tendo em vista que o pleito eleitoral será realizado apenas no próximo domingo, dia 6 de outubro.

Como funciona o aplicativo Pardal

Os eleitores podem encaminhar suas denúncias por meio de fotos, áudios ou vídeos, que servem como comprovação das irregularidades observadas. Caso prefiram, os registros podem ser feitos de forma anônima, garantindo que a identidade do denunciante seja mantida em sigilo. Todo o processo é tratado com confidencialidade pelo sistema, assegurando a segurança e o anonimato dos cidadãos que decidem contribuir com a fiscalização das eleições.

Além das denúncias, o aplicativo também oferece orientações sobre o que é permitido durante a campanha, como o uso de alto-falantes, camisetas, carros de som, trios elétricos, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e realização de comícios. Essas informações são essenciais para que os eleitores compreendam os limites da propaganda eleitoral e ajudem a manter o processo dentro das normas estabelecidas.

Clique aqui para baixar o aplicativo Pardal

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais