As eleições de 2024 mobilizaram mais de 155 milhões de eleitores em todo o Brasil, que estavam aptos a votar em 5.569 municípios. As principais capitais do país tiveram disputas acirradas, e os resultados refletem as preferências da população em cada região. Abaixo, confira quem foram os prefeitos eleitos nas cinco principais capitais brasileiras.
São Paulo (SP)
Na capital paulista, a disputa foi bastante acirrada. Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputam o segundo turno das eleições no próximo dia 27 de outubro. Nunes e Boulos contaram com quase 30% dos votos válidos, acumulando mais de um milhão de votos cada um. Marçal ficou em terceiro lugar, com cerca de 28% dos votos.
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputam o segundo turno das eleições
Rio de Janeiro (RJ)
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do PSD, conquistou novamente a vitória, recebendo mais de 60% dos votos. Com mais de um milhão de votos, Paes se reelegeu para o seu quarto mandado no executivo carioca, saindo na frente de Alexandre Ramagem, do PL, na disputa.
Eduardo da Costa Paes (PSD) é carioca, casado, tem 54 anos e é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Este pleito marcou a quarta vez em que é eleito para a prefeitura do Rio de Janeiro, se tornando a pessoa a ficar mais tempo no cargo.
Durante toda a campanha eleitoral, pesquisas de intenção de voto mostravam Paes com liderança tranquila entre os candidatos.
Eduardo Paes, do PSD, conquistou novamente a vitória
Belo Horizonte (MG)
Em Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) disputam o segundo turno. Engler contou com 34% dos votos válidos, contabilizando mais de 360 mil votos. Já Noman obteve pouco mais de 26% dos votos.
Bruno Engler concorre pela segunda vez à prefeitura da capital mineira. Tem 27 anos e exerce o segundo mandato como deputado estadual por Minas Gerais em 2022. Fuad Noman tem 77 anos, é escritor, economista e foi servidor público de carreira do Banco Central. Assumiu a prefeitura de BH após a renúncia de Alexandre Kalil, que concorreu ao governo de Minas Gerais.
Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) disputam o segundo turno
Recife (PE)
Recife reelegeu o atual prefeito, João Campos (PSB), com 70% dos votos válidos. A vitória do gestor já era apontada por diversas pesquisas realizadas durante o pleito eleitoral. O prefeito disputou o cargo com Gilson Machado, do PL, que obteve 13% dos votos.
João Campos nasceu no Recife, tem 30 anos e formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco. O prefeito reeleito tem a política pernambucana no sangue. É neto do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005), que governou Pernambuco em três ocasiões, e filho do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014), que comandou o estado por um mandato.
João Campos é reeleito prefeito de Recife
Salvador (BA)
Salvador reelegeu Bruno Reis, do União Brasil, que obteve quase 80% dos votos válidos. O candidato disputou as eleições com Kleber Rosa, do PSOL, que contou com cerca de 11% dos votos.
Bruno Reis, natural de Petrolina (PE), integra a coligação “O trabalho não para”. Ele consolidou sua trajetória política ao ocupar o cargo de secretário municipal em Salvador durante o governo do prefeito ACM Neto.
Bruno Reis, do União Brasil, foi reeleito em Salvador
Fortaleza (CE)
Em Fortaleza, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o segundo turno, que ocorrerá no próximo dia 27 de outubro. O candidato a prefeitura pelo PL obteve 40% dos votos válidos, enquanto o representante so PT contou com 34% dos votos.
André Fernandes de Moura tem 27 anos. É formado em Ciência Política e Relações Internacionais, com pós-graduação em Direito Constitucional e Gestão Pública. Em 2018, foi eleito deputado estadual. Em 2022, concorreu a uma vaga de deputado federal e foi eleito. Evandro Leitão tem 57 anos e está em seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual. Servidor público de carreira, é auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.
André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o segundo turno
Teresina (PI)
Em Teresina, capital do Piauí, Silvio Mendes, da União Brasil, retornou a prefeitura da cidade após 14 anos. Silvio disputava com Fábio Novo (PT), e foi eleito com quase 53% da porcentagem de votos, contabilizando mais de 194.798 votos válidos.
Silvio Mendes, natural de Campo Maior, Piauí, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e especializou-se em ortopedia e traumatologia pela USP. Ao longo de sua carreira, atuou como médico no Hospital Getúlio Vargas e no Ministério da Saúde. Além de sua experiência médica, Mendes desempenhou um importante papel na administração pública, servindo como Secretário Municipal de Saúde de Teresina por 12 anos e sendo eleito prefeito da cidade, cargo que ocupou de 2004 a 2010.
Silvio Mendes foi eleito prefeito de Teresina
São Luís (MA)
Na capital maranhense, São Luís, Eduardo Braide foi reeleito e saiu vitorioso com 69% dos votos. O candidato é representante do PSD e prefeito desde 2021. Com 337.891 votos, Braide concorria com Duarte Júnior (PSB), que teve somente 22% dos votos válidos. Nas eleições de 2020, os dois também entraram em um embate acirrado.
Eduardo Salim Braide tem 48 anos, e é o atual prefeito da capital do Maranhão e conquistou a reeleição neste domingo (6). Ele já ocupou o cargo de deputado estadual em dois mandatos consecutivos, entre 2011 e 2019. Foi eleito deputado federal em 2018, assumindo em 2019. Mas, em 2020, Braide licenciou-se do mandato na Câmara para concorrer às eleições para a prefeitura, da qual saiu vitorioso.
Eduardo Braide é reeleito prefeito de São Luis
Belém (PA)
Os candidatos Igor Normando (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições em Belém do Pará. Com 92,77% das urnas apuradas, Normando teve teve 44,66% dos votos válidos, contra 31,54% de Eder Mauro.
Em seu segundo mandato como deputado estadual, Igor Normando, de 37 anos, já foi vereador da capital paraense por dois mandados, tendo iniciado o primeiro deles com apenas 24 anos. O candidato é primo do governador Helder Barbalho e foi secretário da cidadania em sua administração, entre 2023 e 2024. O candidato a vice-prefeito em sua chapa é o empresário Cássio Andrade (MDB).
Delegado da Polícia Civil do Pará, Eder Mauro, de 63 anos, está em seu terceiro mandato como deputado federal. Na Câmara dos Deputados, integra o grupo conhecido como “bancada da bala” e se identifica nas redes sociais como líder desse grupo na Região Norte.
Igor Normando (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL) vão ao segundo turno