31.3 C
Jacobina do Piauí
8 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

Eleições 2024: confira os prefeitos eleitos nas principais capitais do Brasil

Reprodução João Campos é reeleito prefeito de Recife

As eleições de 2024 mobilizaram mais de 155 milhões de eleitores em todo o Brasil, que estavam aptos a votar em 5.569 municípios. As principais capitais do país tiveram disputas acirradas, e os resultados refletem as preferências da população em cada região. Abaixo, confira quem foram os prefeitos eleitos nas cinco principais capitais brasileiras.

São Paulo (SP)

Na capital paulista, a disputa foi bastante acirrada. Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputam o segundo turno das eleições no próximo dia 27 de outubro. Nunes e Boulos contaram com quase 30% dos votos válidos, acumulando mais de um milhão de votos cada um. Marçal ficou em terceiro lugar, com cerca de 28% dos votos.

Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputam o segundo turno das eleições - (Reprodução)Reprodução

Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputam o segundo turno das eleições

Rio de Janeiro (RJ)

No Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do PSD, conquistou novamente a vitória, recebendo mais de 60% dos votos. Com mais de um milhão de votos, Paes se reelegeu para o seu quarto mandado no executivo carioca, saindo na frente de Alexandre Ramagem, do PL, na disputa.

Eduardo da Costa Paes (PSD) é carioca, casado, tem 54 anos e é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Este pleito marcou a quarta vez em que é eleito para a prefeitura do Rio de Janeiro, se tornando a pessoa a ficar mais tempo no cargo.

Durante toda a campanha eleitoral, pesquisas de intenção de voto mostravam Paes com liderança tranquila entre os candidatos.

Eduardo Paes, do PSD, conquistou novamente a vitória - (Reprpdução)Reprpdução

Eduardo Paes, do PSD, conquistou novamente a vitória

Belo Horizonte (MG)

Em Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) disputam o segundo turno. Engler contou com 34% dos votos válidos, contabilizando mais de 360 mil votos. Já Noman obteve pouco mais de 26% dos votos.

Bruno Engler concorre pela segunda vez à prefeitura da capital mineira. Tem 27 anos e exerce o segundo mandato como deputado estadual por Minas Gerais em 2022. Fuad Noman tem 77 anos, é escritor, economista e foi servidor público de carreira do Banco Central. Assumiu a prefeitura de BH após a renúncia de Alexandre Kalil, que concorreu ao governo de Minas Gerais.

Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) disputam o segundo turno - (Reprodução)Reprodução

Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) disputam o segundo turno

Recife (PE)

Recife reelegeu o atual prefeito, João Campos (PSB), com 70% dos votos válidos. A vitória do gestor já era apontada por diversas pesquisas realizadas durante o pleito eleitoral. O prefeito disputou o cargo com Gilson Machado, do PL, que obteve 13% dos votos.

João Campos nasceu no Recife, tem 30 anos e formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco. O prefeito reeleito tem a política pernambucana no sangue. É neto do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005), que governou Pernambuco em três ocasiões, e filho do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014), que comandou o estado por um mandato.

João Campos é reeleito prefeito de Recife - (Reprodução)Reprodução

João Campos é reeleito prefeito de Recife

Salvador (BA)

Salvador reelegeu Bruno Reis, do União Brasil, que obteve quase 80% dos votos válidos. O candidato disputou as eleições com Kleber Rosa, do PSOL, que contou com cerca de 11% dos votos.

Bruno Reis, natural de Petrolina (PE), integra a coligação “O trabalho não para”. Ele consolidou sua trajetória política ao ocupar o cargo de secretário municipal em Salvador durante o governo do prefeito ACM Neto.

Bruno Reis, do União Brasil, foi reeleito em Salvador - (Reprodução/Redes Sociais)Reprodução/Redes Sociais

Bruno Reis, do União Brasil, foi reeleito em Salvador

Fortaleza (CE)

Em Fortaleza, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o segundo turno, que ocorrerá no próximo dia 27 de outubro. O candidato a prefeitura pelo PL obteve 40% dos votos válidos, enquanto o representante so PT contou com 34% dos votos.

André Fernandes de Moura tem 27 anos. É formado em Ciência Política e Relações Internacionais, com pós-graduação em Direito Constitucional e Gestão Pública. Em 2018, foi eleito deputado estadual. Em 2022, concorreu a uma vaga de deputado federal e foi eleito. Evandro Leitão tem 57 anos e está em seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual. Servidor público de carreira, é auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o segundo turno - (Reprodução)Reprodução

André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o segundo turno

Teresina (PI)

Em Teresina, capital do Piauí, Silvio Mendesda União Brasil, retornou a prefeitura da cidade após 14 anos. Silvio disputava com Fábio Novo (PT), e foi eleito com quase 53% da porcentagem de votos, contabilizando mais de 194.798 votos válidos.

Silvio Mendes, natural de Campo Maior, Piauí, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e especializou-se em ortopedia e traumatologia pela USP. Ao longo de sua carreira, atuou como médico no Hospital Getúlio Vargas e no Ministério da Saúde. Além de sua experiência médica, Mendes desempenhou um importante papel na administração pública, servindo como Secretário Municipal de Saúde de Teresina por 12 anos e sendo eleito prefeito da cidade, cargo que ocupou de 2004 a 2010.

Silvio Mendes foi eleito prefeito de Teresina - (Jailson Soares/ODIA)Jailson Soares/ODIA

Silvio Mendes foi eleito prefeito de Teresina

São Luís (MA)

Na capital maranhense, São Luís, Eduardo Braide foi reeleito e saiu vitorioso com 69% dos votos. O candidato é representante do PSD e prefeito desde 2021. Com 337.891 votos, Braide concorria com Duarte Júnior (PSB), que teve somente 22% dos votos válidos. Nas eleições de 2020, os dois também entraram em um embate acirrado.

Eduardo Salim Braide tem 48 anos, e é o atual prefeito da capital do Maranhão e conquistou a reeleição neste domingo (6). Ele já ocupou o cargo de deputado estadual em dois mandatos consecutivos, entre 2011 e 2019. Foi eleito deputado federal em 2018, assumindo em 2019. Mas, em 2020, Braide licenciou-se do mandato na Câmara para concorrer às eleições para a prefeitura, da qual saiu vitorioso.

Eduardo Braide é reeleito prefeito de São Luis - (Reprodução/Prefeitura de São Luís)Reprodução/Prefeitura de São Luís

Eduardo Braide é reeleito prefeito de São Luis

Belém (PA)

Os candidatos Igor Normando (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições em Belém do Pará. Com 92,77% das urnas apuradas, Normando teve teve 44,66% dos votos válidos, contra 31,54% de Eder Mauro.

Em seu segundo mandato como deputado estadual, Igor Normando, de 37 anos, já foi vereador da capital paraense por dois mandados, tendo iniciado o primeiro deles com apenas 24 anos. O candidato é primo do governador Helder Barbalho e foi secretário da cidadania em sua administração, entre 2023 e 2024. O candidato a vice-prefeito em sua chapa é o empresário Cássio Andrade (MDB).

Delegado da Polícia Civil do Pará, Eder Mauro, de 63 anos, está em seu terceiro mandato como deputado federal. Na Câmara dos Deputados, integra o grupo conhecido como “bancada da bala” e se identifica nas redes sociais como líder desse grupo na Região Norte.

Igor Normando (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL) vão ao segundo turno - (Reprodução)Reprodução

Igor Normando (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL) vão ao segundo turno


Com informações da Agência Brasil

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais