Marcando os investimentos e a busca por conhecimentos nos setores municipais, a Secretaria de Educação de Caridade do Piauí participou do Fórum Extraordinário da Undime-PI: 25 anos de gestão e fortalecimento da educação pública municipal. O evento iniciou nesta quinta-feira (13) e segue até amanhã.
Com apoio da SEDUC-PI e Governo do Piauí, o momento faz parte de uma agenda educacional em todo o país, oferecendo momentos de formação e trocas de experiências de dirigentes municipais e suas equipes. De acordo com a presidente da Undime-PI, Eliane Moraes, a meta é dar suporte para melhorias de indicadores e desenvolver a pasta em todo o Piauí.
“Nós trazemos temas importantes que precisam ser fortalecidos, para que os alunos melhorem não apenas na aprendizagem. É um momento formativo, para que as equipes gestoras voltem fortalecidas e repliquem nas escolas para melhorar os resultados e indicadores”, destacou.
De acordo com o secretário de educação de Caridade do Piauí, Aldo César, ressaltou que a Undime é parceira dos municípios e possui a proposta de fortalecer a gestão na busca de desenvolvimento na educação pública. Apoiado pelo prefeito de Caridade, Toninho, o secretário frisou a importância de marcar presença nos eventos e retornar com uma bagagem consolidada.
“A expectativa é muito grande, porque fazemos parte da diretoria da Undime. Estamos aqui hoje para prestigiarmos o evento e para participarmos de apresentações e ações que deram certo em outros municípios para implantar em Caridade do Piauí. É uma preocupação do prefeito e estamos com o intuito de retornar e repassar as orientações”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
O primeiro dia de evento iniciou com uma apresentação cultural, seguida da palestra “A educação antirracista e o compromisso da escola pública com a equidade”. Na sequência, foi organizada uma mesa de debate sobre como implementar políticas públicas de educação para relações étnicas raciais nas escolas.
Por fim, a tarde encerrou com uma nova mesa de debate, agora com a temática “A oferta dos anos finais e os desafios da juventude”, bem como com uma palestra entitulada “Educação integral em tempo integral: reflexões e ações proeminentes para a implantação e implementação de uma política de Estado nos municípios piauienses”.
No segundo dia, o fórum será aberto com apresentação cultural e uma palestra com tema “Caminhos para uma gestão de resultados”. Depois, uma mesa sobre “Organização do sistema de ensino e fiscalização dos órgãos de controle do estado do Piauí”, finalizando com a palestra “Os desafios da implementação da política nacional de educação digital no cotidiano escolar”.