A programação do festejo de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Picos, foi divulgada integralmente nesta quinta-feira (13), durante coletiva no Salão Paroquial. Segundo o pároco local, Pe. Pio Feitosa, a agenda será realizada entre os dias 6 e 15 de agosto, com atividades religiosas envolvendo momentos fortes de oração e confraternização das famílias cristãs.
De acordo com o pároco, a festividade iniciou em 1º de julho, com a abertura da peregrinação pelas comunidades urbanas e rurais. A celebração de Nossa Senhora, no entanto, terá começará oficialmente na tarde do dia 5, com a celebração e santa missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus, seguido da grande carreata dos devotos, percorrendo as ruas da cidade até a catedral.
O dia 6 iniciará com a alvorada festiva, contando com o hasteamento da bandeira e pedidos de bênçãos pela diocese e todo o povo. Programado até o dia 14, a agenda terá o ofício de Nossa Senhora ao meio dia, acompanhado do terço da misericórdia, oração do santo terço, novena e missa.
O dia solene, 15 de agosto, será iniciado com a missa campal, mas marcará a missa da dedicação e a procissão de Nossa Senhora dos Remédios, celebrando os 173 anos de fé e devoção do povo picoense. O Pe. enfatizou a presença da população na construção da igreja e relatou a importância da festividade aos populares, ainda mais depois de um momento crítico como o período pandêmico, por isso esse ano receberá caravanas todos os dias.
“O nosso sentimento é de gratidão a Deus e seu povo. Nós temos várias equipes de serviço que nos ajudam e desenvolvem todo o trabalho pastoral, não só nos eventos, mas no dia a dia da paróquia. A festa está sendo organizada em sinal de agradecimento a Deus, nós vencemos uma pandemia. Ao mesmo tempo, rezaremos por aqueles que perderam seus entes queridos, para que Deus conforte e console. A festa nos remete ao povo picoense, eles cresceram em torno dessa festa”, afirmou, contando o desejo de trazer atrações musicais nacionais para um show religioso.
Membro da equipe dirigente dos casais paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Gleovânia Bueno comentou sobre a parte cultural que ocorrerá durante a programação. Com uma quermesse, atrações musicais e vendas de objetos como camisetas, terços, capelinhas e livros, todo o dinheiro arrecado será revestido em prol da obra do piso da igreja.
“Estaremos dando início dia 6, com a abertura dos festejos. Todas as noites teremos quermesse, com pratos típicos e atrações musicais, várias pastorais e a presença das comunidades rurais. Não teremos a presença apenas dos fiéis picoenses, mas de outras cidades. Queremos convidar todos para acompanhar o nosso novenário”, convidou.
Fotos: Ascom