27.9 C
Jacobina do Piauí
12 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Desarmamento: apenas 8 armas foram entregues este ano à PF

Regulamentado pela Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003, o Estatudo do Desarmamento tem contribuído para a queda do indíce de violência, embora a quantidade de armas entregues à polícia seja considerada tímida. A avaliação é da Polícia Federal, órgão responsável por receber as armas da população. Este ano, por exemplo, apenas 8 armas foram deixadas na sede da Polícia Federal.

“Houve um incremento significativo quando do lançamento da campanha e se manteve com uma entrega regular ao longo dos anos, isso com o incentivo da doação, que é apenas um valor simbólico”, afirma o delegado Carlos Alberto

Segundo a PF, entre 2012 e 2014, 164 armas foram entregues. O valor pago de indenização varia de R$ 150 a R$ 450. “”As estatísticas produzidas até por órgãos não governamentais, demonstram que o número de armas impacta sim no índice de violência de uma dada sociedade em determinada época”, diz o delegado.

Ele explica que pessoas que não possuem porte de arma ou que estejam com equipamentos irregulares podem procurar à polícia. “Não precisa ter temor em apresentar às instituições oficiais a arma, com a cautela normativade se informar antes como fazer o tranporte”, finalizou.

 

 

Fonte: Hérlon Moraes / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais