A Delegacia Especializada em Crimes contra o Patrimônio – Depatri Picos – recuperou e devolveu a seus respectivos proprietários, apenas este ano de 2024, 34 aparelhos celulares com registro de furto e roubo.
Segundo o delegado Rodrigo Morai, responsável pela Depatri, a equipe tem feito um trabalho minucioso, mas de extrema importância, para ressarcir as vítimas dos crimes que as lesaram.
“O trabalho é minucioso, muitas vezes a equipe para uma investigação para fazer esse rastreio desses aparelhos que foram roubados ou furtados, mas só em vermos a satisfação das pessoas quando conseguimos encontrar e devolver os celulares, nos faz sentir que todo o trabalho vale a pena. Muitas vezes, essas pessoas parcelam esses aparelhos em 10 ou 12 vezes e são lesadas com os crimes de furto ou roubo, e precisam continuar pagando algo que nem está mais em sua posse. Então quero deixar claro que continuaremos fazendo esse trabalho, principalmente com o intuito de diminuir esse tipo de criminalidade aqui em Picos”, frisou o delegado.

Ele lembrou ainda que há pena de reclusão tanto para quem furto ou rouba quanto para quem compra o aparelho.
“Nós temos o costume de enviar mensagens para o aparelho e pedir que a pessoa que está em posse dele possa, deliberadamente, devolvê-lo. Se ela não o faz, como foi um caso recente, em que a pessoa debochou da autoridade policial, nós enviamos uma equipe onde rastreamos o aparelho e, além de recuperarmos o celular, prendemos a pessoa. Depois de preso ele quis chorar arrependido, mas já era tarde. Então acendemos esse alerta para dizer que nós sempre encontraremos os aparelhos, então o mais sensato é que as pessoas venham devolver de forma espontânea ou acabarão detidas, seja por furto, roubo ou receptação”, frisou.