25.7 C
Jacobina do Piauí
15 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
EconomiaGeralInternacional

Cronograma para instalação de usina de hidrogênio verde segue e obras devem iniciar em maio de 2025

Piauí vai passar a qualificar mão de obra para produzir Hidrogênio Verde - Foto:Divulgação/Governo do Piauí

Em Belo Horizonte (MG), a Investe Piauí participou de uma série de agendas estratégicas com a Solatio, empresa que está desenvolvendo um programa para instalação de usinas de produção de hidrogênio verde e amônia no estado a partir de 2025. As discussões trataram sobre o planejamento de implantação da planta de hidrogênio verde na cidade de Parnaíba para o ano que vem.

As reuniões, que aconteceram durante todo o dia da última segunda-feira (09), atestam que o cronograma da implantação do projeto está seguindo conforme o programado. De acordo com o presidente da Solatio, Pedro Vaquer, o planejamento continua sendo pautado e executado para que, na data preestabelecida de 6 de maio, as obras possam começar no estado.

Pedro Vaquer atesta que o projeto de licenciamento já está em fase de finalização e que o parecer técnico de acesso deve ser emitido ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) até fevereiro de 2025. Do mesmo modo, a empresa aguarda a aprovação do projeto pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Somente após a submissão ao Conselho Nacional, é possível a liberação da licença de instalação da usina na Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE), do Piauí, que está prevista para o ano que vem.

“Esperamos ter o licenciamento ambiental (de instalação) do projeto todo concluído para poder começar já essa finalização. Ao final de fevereiro, pretendemos ter um parecer de acesso emitido à Organização Nacional de Saúde e a liberação da ZPE, além da licença de instalação para, assim, naquele marco histórico estabelecido para 6 de maio, podermos começar as obras, para que virem uma realidade”, ressalta o presidente.

Pedro Vaquer destaca ainda que as reuniões internas entre o governo e empresa fazem atualizações sobre o status do projeto. O presidente acrescentou que participou dos encontros também a empresa Worley, contratada para compor todo o projeto de H2V, do amonioduto e que envolve também o Porto do Piauí. As agendas aconteceram também com a participação da Secretaria de Planejamento do Piauí, Secretaria do Meio Ambiente do Piauí e de especialistas contratados para o desenvolvimento do projeto.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, esclarece que as discussões serviram também para a compreensão detalhada e o andamento dos projetos que estão sendo elaborados pelo Grupo Solatio para a planta do Hidrogênio Verde em Parnaíba. “Foi um dia de reunião com diversos atores que estão envolvidos com o grupo técnico da empresa. Todas as secretarias estão dedicadas e tivemos a oportunidade de desenhar os próximos passos do planejamento. Durante as discussões, avançamos em temas cruciais, como o licenciamento ambiental e os marcos necessários para o início das obras, consolidando um planejamento robusto para transformar essa iniciativa em realidade”, concluiu Victor Hugo.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais