24.8 C
Jacobina do Piauí
30 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Covid-19: Piauí inicia pesquisa de amostragem em 11 municípios

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) começa hoje uma pesquisa de amostragem para analisar evolução do coronavírus no Estado. O objetivo é ter a real dimensão do número de pessoas infectadas pela Covid-19. O estudo acontece até o próximo sábado (23).

Para isso, uma equipe da Sesapi, composta por 54 entrevistadores e um profissional de saúde, realiza testes rápidos de 15 minutos além de um questionário identificando sintomas associados ao novo coronavírus na população.

Conforme a Sesapi, os municípios que serão assistidos pela pesquisa são Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina, Oeiras, Floriano, Picos, Valença, São Raimundo Nonato, Corrente e Uruçuí. A previsão é de que sejam realizadas 4 mil entrevistas.

Como é feita a escolha da pessoa a ser testada?  

A pessoa a ser testada é escolhida aleatoriamente por meio de um critério probabilístico após sorteio censitário. Ou seja, uma área que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) distribui por município, áreas urbanas e quantidade de domicílios.

E se ela testar positivo?

Em casos positivos, toda a família residente na casa será submetida ao teste e fica sob responsabilidade da Sesapi os cuidados à família.

Segurança para os profissionais da pesquisa

Os profissionais treinados pela Sesapi são equipados com luvas, máscaras, aventais, óculos de proteção, fardas e jalecos para realizarem as entrevistas nas áreas externas das residências. Conforme a Governo do Piauí, a equipe é testada semanalmente para assegurar que não haja a contaminação dos funcionários.

Confira o resultado de outras pesquisas encomendadas pelo Governo do Piauí:

1 etapa: realizada entre os dias 25 e 28 de abril contabilizando 3.783 casos estimados

2 etapa: realizada entre os dias 06 a 09 de maio, contabilizando 17.148 casos estimados com uma taxa de infecção de 0,52%, ao encontrar 40 casos positivos em 25 residências

3 etapa: realizada entre os dias 12 a 15 de maio, contabilizando 36.120 casos com uma taxa de infecção de 1,10%, ao encontrar 57 casos positivos em 42 residências

Fonte: Jorge Machado, do Jornal O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais