27.3 C
Jacobina do Piauí
2 de dezembro de 2023
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Conheça a piauiense que atua no combate à exploração sexual feminina no Quartel da ONU nos Estados Unidos

Ivana em uma de suas missões — Foto: Reprodução

A tenente-coronel piauiense Ivana Mara Ferreira Costa, de 55 anos, está vivenciando uma nova etapa de sua carreira, dessa vez do outro lado da América. A militar está, desde junho, servindo no Quartel-General da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

Professora de inglês por formação, Ivana Mara atuou no Colégio Militar de São Paulo (CMSP) até abril de 2023. A militar também serviu em Brasília e na Bahia, e agora está no compromisso de combate à exploração e ao abuso sexual de mulheres.

“Meu trabalho hoje na ONU, resumidamente, é assessorar o Coordenador especial das Nações Unidas para a resposta da ONU contra o abuso, a exploração sexual e o assédio de mulheres. A atuação é nas esferas militar, civil e policial. Coordeno a frente de Prevenção contra a exploração e o abuso sexual”, explicou a tenente.

Ivana destacou ainda que acompanha o Coordenador Especial da organização em missões centradas em áreas de conflito.

Ivana em uma de suas missões — Foto: Reprodução

“Já fui em missões na República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Sudão do Sul, Chipre”, listou. Em breve, deve ir ainda para a Líbia e Somália.

Trajetória até o trabalho na ONU

Até chegar a Nova York, a tenente-coronel percorreu caminhos iniciados em Teresina, na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), onde cursou a graduação de Letras com habilitação em Inglês.

Ivana atuou como professora de inglês em escolas renomadas da capital, até partir para compromissos militares em outros estados.

A militar é mestre em linguística aplicada e possui formação em Assessoria de Gênero e Proteção de Civis, além dos 12 anos de atuação na Divisão de Missão de Paz do Comando de Operações Terrestres (COTER).

A soma de experiências garantiu à Ivana tão disputada vaga no Quartel-General da ONU, concorrida com militares do Brasil e de outros países. Ela foi selecionada em abril e iniciou seu trabalho, oficialmente, no dia 6 de junho.

Saudade de Teresina

Ivana Mara é natural de Teresina e residiu na capital até os 27 anos, quando partiu para o resto do Brasil e do mundo em busca de conhecimentos acadêmicos e militares. A mulher relata sentir saudade da cidade natal.

“Sinto muita saudade de Teresina. Uma parte da minha família mora aí e outra em Gilbués, então sempre que posso eu vou. Tenho muitos amigos na capital, das escolas onde trabalhei e tudo mais, então procuro ir quando dá”, disse a tenente-coronel.

Além dos familiares e amigos, a militar também citou a culinária local como saudade. “Sinto falta também do bolo de sal, maria isabel e do bacuri, são inesquecíveis pra mim”, brincou.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais