30 C
Jacobina do Piauí
13 de junho de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Colégio do Piauí destaca trabalho em equipe como fórmula do sucesso no Enem

União, dedicação e respeito mútuo do diretor ao zelador agregado às boas estratégias de ensino. Esses são os fatores considerados cruciais pelo Colégio Lerote de Teresina para ficar mais uma vez entre os melhores do Enem. A instituição privada apareceu no ranking dos 20 mais bem colocados no exame de 2014 e na quinta colocação do país na média da redação.

Na instituição todos afirmam não ter um único motivo para o sucesso e destacam que os bons índices são fruto de um conjunto que envolve alunos, professores, diretores e cada pessoa que trabalha no local. De acordo com Teresa Nunes, psicóloga escolar do colégio há 10 anos, a instituição auxilia os alunos e oferece um projeto de vida a eles, focando não somente em um exame específico, mas os preparando para todos os desafios.

“O trabalho é feito constantemente e não só para o Enem ou apenas para uma data isolada. Os bons resultados obtidos no Enem são consequência de todo um conjunto que é desenvolvido ao longo dos anos”, explicou. Segundo ela, a instituição prepara os alunos e ajuda-os até mesmo a descobrir suas aptidões profissionais.

No colégio, os professores possuem curso superior e grande parte tem especializações e mestrado. Ela destaca que a instituição incentiva e apoia os docentes na busca por cada vez mais qualificação e diz que existe uma relação de parceria entre eles e cada um dos estudantes.

“A gente valoriza o professor. Aqui nós investimos no perfil desse profissional. Os professores são multiplicadores das nossas estratégias. A escola tem que caminhar assim e encontrar um equilíbrio saudável”, falou.

Segundo Rosangela Napoleão do Rego, diretora do colégio, a instituição realiza palestras com profissionais de fora do estado, faz simulados constantes, oficinas de redação e três professores acompanham de forma intensa o texto dos alunos desde quando eles chegam no 1º ano do ensino médio.

“Nós oferecemos toda a estrutura do colégio o dia inteiro. Além dos horários normais de aula, os alunos podem vir nos horários que quiserem. Nesses outros horários eles não são obrigados a estarem aqui, mas a escola deixa toda a sua estrutura disponível. Achamos importante também a leitura, então aqui eles precisam ler revistas e jornais, porque o aluno precisa estar bem informado”, explicou.

Diretora do colégio diz que resultado é fruto de trabalho intenso (Foto: Gustavo Almeida/G1)Diretora do colégio diz que resultado é fruto de
trabalho intenso (Foto: Gustavo Almeida/G1)

A estudante Paula Paranaguá, 17 anos, conta que o colégio é como se fosse a casa dela. “A gente se sente em casa dentro da sala de aula. A maioria dos alunos estuda aqui desde pequeno e vive a rotina da escola há muito tempo”, disse a estudante.

Os bons índices da escola no ranking do Enem 2014 são motivo de orgulho para todos os alunos, mas eles destacam que é preciso estudar cada vez mais e continuar a relação de respeito, amizade e parceria que existe em todos os departamentos da instituição.

“É um orgulho poder ter feito parte disso. Esse resultado obtido por nosso colégio serve como exemplo de que aqui no Piauí pode ter uma educação de qualidade com destaque em nível nacional”, disse Ricardo Pinheiro, 17 anos.

O colégio Lerote foi fundado há 32 anos e atualmente possui 1.287 alunos matriculados.

 

 

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais