32.3 C
Jacobina do Piauí
25 de março de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Cartórios do Piauí têm envolvimento no esquema de grilagem de terras

O juiz auxiliar da corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí, Luiz Airton Medeiros, informou que o problema da grilagem de terras no Piauí é secular e destacou que até mesmo o estado do Piauí chegou a estar envolvido em um desses casos, no município de Ribeiro Gonçalves.

“Na década de 70, o estado possuía um total de 756 mil hectares de terras, mas havia vendido, cedido ou doado cerca de 2 milhões de hectares. Ou seja, qualquer leigo percebe que há irregularidades. E tudo isso com o auxílio de documentação. Certamente com o apoio do judiciário e de cartórios”, declarou.

Ele disse ainda que no último ano, dois chefes de cartório foram afastados por envolvimento com a grilagem de terras no estado. Isso porque as áreas eram negociadas e registradas com o auxílio destes cartórios. Esses casos são apurados pela Corregedoria do TJ.

As Varas Criminais comuns são responsáveis pela participação direta dos grileiros e negociantes de terras.

Quanto às denúncias do periódico norteamericano, o juiz destacou que os nomes citados já são conhecidos pelo judiciário piauiense, mas que os casos que foram denunciados estão a cargo das comarcas do sul do Estado.

 

Maria Romero / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais