18 de março de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Brasil deve sair do Mapa da Fome até 2026, aponta novo plano do governo

Foto: divulgação Agencia Brasil

O Governo Federal publicou, nesta quarta-feira (5), a aprovação do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) 2025-2027. O documento, principal ferramenta da política brasileira de combate à fome, estabelece 18 estratégias intersetoriais para garantir o direito à alimentação adequada e projeta que o Brasil deixará o Mapa da Fome até 2026.

O plano foi aprovado por unanimidade pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e prevê 219 iniciativas para enfrentar desafios como a alta nos preços dos alimentos, insegurança alimentar em regiões vulneráveis, como a Amazônia e territórios indígenas, e os impactos das mudanças climáticas.

“É um marco no processo de reconstrução das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, e parte do esforço do governo brasileiro de erradicar novamente a fome e garantir o direito humano à alimentação adequada da população brasileira”, pontuou o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Entre as diretrizes do plano, estão o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), incentivo à agricultura familiar, ampliação do acesso à terra e água, além da implementação de sistemas alimentares mais resilientes às mudanças do clima. O plano também busca integrar iniciativas já existentes, como o Plano Brasil Sem Fome e o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planab), tornando as ações mais eficazes.

Composto por 24 ministérios, o Caisan é o órgão responsável por coordenar e articular as ações de segurança alimentar no país. A nova estratégia reforça a retomada das políticas públicas na área, interrompidas em 2019, e coloca o combate à fome como prioridade nacional.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais