21.9 C
Jacobina do Piauí
13 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Bessah Filho sobre possibilidade de fusão entre Progressistas e PT no Piauí: “muito difícil”

Deputado Bessah Filho - Foto reprodução CidadeVerde

deputado estadual Bessah Filho (PP) comentou sobre a especulação de uma possível fusão cruzada entre o Progressistas e o Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí, com vistas às eleições de 2026. O modelo de união seguiria o exemplo do acordo realizado entre MDB e PSD no estado em 2022, que teve como objetivo fortalecer as candidaturas às cadeiras da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e da Câmara dos Deputados.

Durante a entrevista, Bessah Filho, no entanto, manifestou dúvidas sobre a viabilidade da aliança, afirmando desconhecer as tratativas e questionando a viabilidade do acordo.

“Fica difícil eu responder isso, até porque eu desconheço todas essas tratativas. Você abrir mão de partidos como Progressista e o Partido dos Trabalhadores, onde o que mostra a força é uma bancada de deputado federal e numa articulação para poder fazer um acordo e onde um cede para o outro? Eu acho muito difícil isso, sendo bem realista. Eu acho muito difícil”, disse.

O deputado também destacou as dificuldades práticas de uma negociação desse porte, envolvendo partidos de abrangência nacional como o PT e o Progressistas. Segundo ele, a possibilidade de tais legendas abrirem mão de sua representatividade na bancada federal é praticamente zero.

“Eu nem sei que composição é essa. Estou escutando é uma tratativa que se ventilou de fazer uma troca de deputados estaduais ficarem em um partido e os federais outro em partido. Eu acho muito difícil em partidos nacionais que são PT e Progressistas abrirem mão da sua bancada de deputado federal. É um assunto que passa de especulação e não vai para frente”, relatou.

Impacto da aliança

Questionado sobre como reagiria caso a especulação se transformasse em realidade, Bessah Filho adotou um tom conciliador e focado no interesse comum do estado.

“O que for favorável e relevante pro nosso estado, pro Piauí, quem sou eu para dizer que eu sou contra?”, finalizou.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais