Um bebê de sete meses morreu na manhã desta quarta-feira (26) com sinais de engasgo quando se alimentava por sonda no município de Floriano (a 244 km de Teresina).
O Cidadeverde.com obteve informação que a criança tinha problema de saúde e enfrentava dificuldades de amamentar e por isso ele usava uma sonda para que pudesse se alimentar.
O tenente Luiz Carlos de Sousa, relação pública do Batalhão de Floriano, informou ao Cidadeverde.com que a equipe da PM foi acionada pelo 190 e realizou os primeiros socorros e acionou o Samu.
“O cabo que estava na equipe é enfermeiro fez os primeiros socorros e chamou o Samu. No local, foram feitas manobras recomendadas neste caso, assim como a equipe do Samu, mas o bebê morreu. Foi tudo muito rápido, mas todas as manobras foram feitas para tentar salvar a criança”, disse o tenente.
Em caso de engasgo, as manobras bebês são a tração abdominal (manobra de Heimlich) e compressões no tórax.
A equipe do Samu informou que a causa da morte provavelmente seja por asfixia causado pelo engasgo. O relato é que a mãe acordou e ao verificar o filho ele estava com sinais de engasgo. Os profissionais do Samu chegaram a levar a criança para a ambulância e lá realizou manobras com auxilio de equipamentos, mas o bebê não resistiu.
Por Yala Sena / CidadeVerde