O deputado federal Assis Carvalho (PT) comemorou, nesta segunda-feira (28), a sanção da minirreforma eleitoral pela presidente Dilma Rousseff. Ele destacou a mudança no prazo de filiações que antes era de 1 ano antes das eleições e agora passa a ser de 6 meses antes do pleito eleitoral.
“A alteração da anuidade para a semestralidade das filiações é significativo. Eu sou um defensor da fidelidade partidária, mas compreendo que tem que ser através de um projeto do Congresso e não através de decreto judiciário, de decisão do TSE A judicialização da política é um equívoco. Estava havendo muitas filiações amarradas”, comentou durante entrevista ao Jornal do Piauí.
Outro ponto, segundo o deputado, foi o fim da reeleição. O prazo do mandato permanece em 4 anos. “Sempre tive uma oposição à reeleição. Foi implantada pelo Fernando Henrique Cardoso. O fim dá o tom de mais igualdade no processo, foi uma proposta correta”, afirmou.
Ainda de acordo com Assis Carvalho, a redução do período de campanha eleitoral para 45 dias foi outro avanço, além do fim do financiamento privado de campanha. “São 30 dias para propaganda. É uma redução significativa no custo das campanhas. Quero aqui louvar a posição do STF de acabar com as doações de empresas. O financiamento provado cria um desequilíbrio. O empresário termina sendo o dono do parlamentar, quem tem que ser o dono é quem votou nele”, afirmou.
Sobre o PT e as eleições 2016, Assis disse que o partido ganha mais 6 meses para se reorganizar. “Estamos conversando e isso é importante”, finalizou.
Do Cidade Verde