26 C
Jacobina do Piauí
10 de novembro de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Assis Carvalho comenta novo prazo de filiações: “muitas eram amarradas”

O deputado federal Assis Carvalho (PT) comemorou, nesta segunda-feira (28), a sanção da minirreforma eleitoral pela presidente Dilma Rousseff. Ele destacou a mudança no prazo de filiações que antes era de 1 ano antes das eleições e agora passa a ser de 6 meses antes do pleito eleitoral.

“A alteração da anuidade para a semestralidade das filiações é significativo. Eu sou um defensor da fidelidade partidária, mas compreendo que tem que ser através de um projeto do Congresso e não através de decreto judiciário, de decisão do TSE A judicialização da política é um equívoco. Estava havendo muitas filiações amarradas”, comentou durante entrevista ao Jornal do Piauí.

Outro ponto, segundo o deputado, foi o fim da reeleição. O prazo do mandato permanece em 4 anos. “Sempre tive uma oposição à reeleição. Foi implantada pelo Fernando Henrique Cardoso. O fim dá o tom de mais igualdade no processo, foi uma proposta correta”, afirmou.

Ainda de acordo com Assis Carvalho, a redução do período de campanha eleitoral para 45 dias foi outro avanço, além do fim do financiamento privado de campanha. “São 30 dias para propaganda. É uma redução significativa no custo das campanhas. Quero aqui louvar a posição do STF de acabar com as doações de empresas. O financiamento provado cria um desequilíbrio. O empresário termina sendo o dono do parlamentar, quem tem que ser o dono é quem votou nele”, afirmou.

Sobre o PT e as eleições 2016, Assis disse que o partido ganha mais 6 meses para se reorganizar. “Estamos conversando e isso é importante”, finalizou.

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais