18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

Artesanato piauiense pode ser isento de ICMS

Divulgação

Um Projeto de Lei apresentado nesta quinta-feira (27) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) propõe a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a produção do artesanato piauiense destinado ao consumidor final.

A proposta é de autoria do deputado estadual Oliveira Neto (PT). De acordo com o texto, o produto oriundo do artesanato deverá ser promovido diretamente pelo artesão ou por entidade da qual ele faça parte ou seja assistido.

O projeto também especifica que a isenção será válida apenas para produtos provenientes de trabalho manual ou realizados por pessoa natural, com ou sem o auxílio de maquinários, desde que não haja utilização de trabalho assalariado na produção.

Arte Santeira do Piauí é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan - (Divulgação)Divulgação

Arte Santeira do Piauí é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan

O deputado sugere que a concessão da isenção prevista na lei seja realizada por meio do remanejamento de receita tributária, a fim de preservar a arrecadação de acordo com os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em sua justificativa para a necessidade da isenção, o autor afirmou que a produção artesanal é mais trabalhosa devido às suas características e que tem perdido espaço para a produção industrial, em larga escala e padronizada.

“O declínio da atividade artesanal interfere diretamente também na perda de identidade cultural, que precisa ser preservada pelo Estado, assim como preleciona a nossa Constituição Federal. A isenção de ICMS tem como intuito fomentar a atividade, que passa a ser menos onerosa ao artesão”, declarou o parlamentar.

A matéria agora segue para apreciação da Casa. Caso seja aprovada pelo plenário da Alepi, o projeto dependerá da sanção do governador Rafael Fonteles para ser definitivamente implementado.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais