Os institutos Datafolha e Quaest estão realizando novas pesquisas sobre a corrida eleitoral à prefeitura de São Paulo nesta semana, com o objetivo de captar como o público reagiu ao episódio polêmico entre José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB). O incidente ocorreu durante o debate na TV Cultura no último domingo (15), quando Datena agrediu Marçal após uma troca de insultos.
A última pesquisa eleitoral divulgada, realizada pela Real Time Big Data, aponta que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB) e Guilherme Boulos (PSOL) estariam tecnicamente empatados. De acordo com a pesquisa, Nunes lidera com 24% das intenções de voto, enquanto Marçal e Boulos têm 22% cada. Todos estão dentro da margem de erro de três pontos percentuais. O levantamento, realizado entre sexta-feira (13) e sábado (14), ouviu 1.500 pessoas e tem um nível de confiança de 95%,
Pesquisa Quaest e as intenções de voto
O instituto Quaest está realizando 1.200 entrevistas presenciais entre domingo (15) e terça-feira (17), com os resultados sendo divulgados na quarta-feira (18). Na última pesquisa da Quaest, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) havia subido de 19% para 24% das intenções de voto, passando Pablo Marçal, que também teve um leve avanço, de 19% para 23%. Guilherme Boulos (PSOL), por outro lado, caiu de 22% para 21%, enquanto Datena caiu de 12% para 8%, empatado tecnicamente com a deputada federal Tabata Amaral (PSB).
Pesquisa Datafolha e o impacto do debate
O Datafolha, que realizará 1.204 entrevistas entre terça (17) e quinta-feira (19), deve apresentar os resultados no final da semana. A pesquisa avaliará como o público reagiu à agressão de Datena durante o debate. Na pesquisa anterior, divulgada na última quinta-feira, o prefeito Ricardo Nunes liderava com 27% das intenções de voto, enquanto Pablo Marçal aparecia com 19%. Datena, antes da agressão, oscilou de 7% para 6%, empatado com Tabata Amaral, que havia registrado 8%.
O episódio de agressão
O caso aconteceu após uma sequência de provocações entre Datena e Marçal, quando o ex-coach citou uma acusação de assédio contra o apresentador. Após uma troca de insultos, Datena agrediu Marçal com uma cadeira. A assessoria de Marçal informou que ele foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês por suspeita de fratura. Datena, por sua vez, afirmou que não se arrepende do ocorrido e que pretende seguir como candidato à prefeitura de São Paulo.
Fonte: O Dia