27.3 C
Jacobina do Piauí
2 de dezembro de 2023
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

Alunos com deficiência da UFPI devem ganhar transporte adaptado em 2024 para se locomover no campus

Foto: Site UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai disponibilizar transporte adaptado gratuito a estudantes com deficiências e/ou transtornos dentro do campus em Teresina, localizado no bairro Ininga, zona Leste da capital. A ideia é ampliar a acessibilidade a alunos da educação especial, que terão mais autonomia e segurança nos deslocamentos internos no campus. O primeiro levantamento aponta que existem 400 alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno.

Uma van adaptada com elevador para cadeirante estará à disposição para atender esse público. A expectativa é que o serviço comece a funcionar no primeiro semestre de 2024.

O pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales, explica que a oferta do serviço de transporte adaptado no campus Ministro Petrônio Portella “constitui importante ação de assistência estudantil, ao acolher diferenças e necessidades dos alunos com deficiência, considerando que o campus é muito extenso e a acessibilidade de todas as vias tem sido um desafio, sobretudo econômico, há várias gestões da UFPI”.

Para estabelecer como vai funcionar o serviço, o Núcleo de Acessibilidade (NAU), da pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), fará um levantamento das necessidades dos estudantes. Em breve, será aberto um formulário online a ser respondido por alunos público-alvo da Educação Especial que têm interesse em usar o serviço. Após o levantamento, serão apresentados os trajetos, horários do serviço e qual será o canal para acionar o transporte, como explica a coordenadora do NAU, Rafaela Santiago.

“Será realizado um levantamento situacional do público-alvo da Educação Especial para fornecer um panorama das necessidades por centro e por turnos, para que possa ser implantado um serviço que contemple a real necessidade dos estudantes. A ideia é disponibilizar um formulário online o mais rápido possível e divulgar à comunidade acadêmica”, adianta Rafaela Santiago.

Na UFPI, o público-alvo da Educação Especial é composto por estudantes com os mais diversos tipos de deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista e ainda por alunos com altas habilidades/superdotação. Segundo dados do NAU/PRAEC, só no campus de Teresina, já foram identificados mais de 400 alunos nessas condições.

Desse universo de alunos, ainda segundo o NAU:

  • 40% têm deficiência física;
  • 27% apresentam deficiência visual;
  • 12% são estudantes com deficiência auditiva;
  • e os demais são pessoas com tipos diversos de deficiências e altas habilidades/superdotação.

“O perfil desses alunos acolhidos pelo NAU aponta que grande parte deles precisa de suporte e acessibilidade para se locomover internamente no Campus de Teresina. Teremos um grande impacto no deslocamento e segurança desses estudantes com a implantação do serviço”, avalia a Coordenadora do NAU, Rafaela Santiago.

Veículo

Com capacidade para transportar até 11 passageiros, o veículo adaptado será conduzido por motoristas da UFPI. O veículo fará transporte dos alunos em trajetos internos do Campus de Teresina, entre os Centros e a outros espaços como Restaurantes Universitários e Biblioteca Central, por exemplo. O carro será identificado e vai circular para atender exclusivamente solicitações previamente agendadas pelos estudantes, como explica o coordenador de Serviços Operacionais da Prefeitura Universitária, Washington Luis Menezes.

“A partir do levantamento das necessidades dos alunos pela PRAEC, vamos estabelecer as escalas de funcionamento do serviço, com data e horários fixos de transporte, similar ao atendimento do ônibus da Universidade”, enfatiza o coordenador.

Do CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais