A adesão do Piauí à independência do Brasil, oficializada em janeiro de 1823, completa 201 anos na próxima quarta-feira (24). Em comemoração ao evento histórico, o governo do Piauí realiza, nos dias 22, 23 e 24, uma série de atividades comemorativas em Piracuruca e Oeiras.
O início da programação está marcado para segunda-feira (22), às 8h30, com um culto em ação de graças na Igreja Cristã Pentecostal, em Piracuruca. Depois, às 9h15, ocorre a missa em ação de graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito da Renascença, às 10h, no auditório Professora Lurdinha Brandão, finaliza a agenda.
Em Oeiras, a Noite Cultura na Praça das Vitórias, na terça-feira (23), começa a partir das 20h. Na quarta (24), a agenda continua com as honras militares e aposição da corbelha de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins, o visconde da Parnaíba. Às 8h30, é a vez do culto na Primeira Igreja Batista, enquanto a missa na Catedral de Nossa Senhora da Vitória acontece às 9h15.
A Capital da Fé também recebe a cerimônia de entrega da Ordem Estadual do Mérito Renascença, novamente às 10h, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes. Todos os eventos contarão com a presença do governador Rafael Fonteles (PT).
Adesão piauiense à Independência
As homenagens fazem memória de um fato importante nas histórias de Oeiras, do Piauí e do Brasil: em 24 de janeiro de 1823, o povo piauiense aderiu oficialmente à independência brasileira.
O ato foi concretizado quando o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o visconde da Parnaíba, destituiu autoridades portuguesas em Oeiras e assumiu a presidência da província do Piauí. Assim, o estado rompeu as relações institucionais com o Império Português.
Fonte: O Dia