24.3 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoOeiras

Adesão do Piauí à independência do Brasil completa 201 anos; veja programação

Catedral de Oeiras recebe missa em ação de graças no dia 24 - Foto: Divulgação/CNBB

A adesão do Piauí à independência do Brasil, oficializada em janeiro de 1823, completa 201 anos na próxima quarta-feira (24). Em comemoração ao evento histórico, o governo do Piauí realiza, nos dias 22, 23 e 24, uma série de atividades comemorativas em Piracuruca e Oeiras.

O início da programação está marcado para segunda-feira (22), às 8h30, com um culto em ação de graças na Igreja Cristã Pentecostal, em Piracuruca. Depois, às 9h15, ocorre a missa em ação de graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito da Renascença, às 10h, no auditório Professora Lurdinha Brandão, finaliza a agenda.

Em Oeiras, a Noite Cultura na Praça das Vitórias, na terça-feira (23), começa a partir das 20h. Na quarta (24), a agenda continua com as honras militares e aposição da corbelha de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins, o visconde da Parnaíba. Às 8h30, é a vez do culto na Primeira Igreja Batista, enquanto a missa na Catedral de Nossa Senhora da Vitória acontece às 9h15.

A Capital da Fé também recebe a cerimônia de entrega da Ordem Estadual do Mérito Renascença, novamente às 10h, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes. Todos os eventos contarão com a presença do governador Rafael Fonteles (PT).

Adesão piauiense à Independência

As homenagens fazem memória de um fato importante nas histórias de Oeiras, do Piauí e do Brasil: em 24 de janeiro de 1823, o povo piauiense aderiu oficialmente à independência brasileira.

O ato foi concretizado quando o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o visconde da Parnaíba, destituiu autoridades portuguesas em Oeiras e assumiu a presidência da província do Piauí. Assim, o estado rompeu as relações institucionais com o Império Português.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais