27 de junho de 2026
Cidades em Foco
Sem categoria

Piauí terá orçamento mais ‘conservador’ em 2027, afirma Washington Bonfim

secretário estadual de Planejamento (Seplan-PI), Washington Bonfim, deu detalhes de como o Governo do Estado deve construir a proposta de Orçamento para 2027. Segundo o gestor, o texto, que será encaminhado para a Assembleia Legislativa no segundo semestre, será pensado com cautela devido às incertezas do cenário econômico e a transição para uma nova gestão estadual.

“Trata-se de um orçamento elaborado para o futuro, dentro do Plano Plurianual em vigência, mas destinado a uma futura administração. Por isso, ele tende a ser um pouco mais conservador. Haverá uma renovação dos compromissos da própria administração a partir de 1º de janeiro do ano que vem, então fizemos uma proposta considerando esse cenário”, destacou Bonfim. 

O gestor também ressaltou que a volatilidade da economia mundial influencia diretamente o planejamento das contas públicas. Ele citou que fatores externos, como conflitos internacionais, podem alterar indicadores econômicos e impactar a execução do orçamento estadual.

“Elaboramos a LDO pensando em determinado cenário econômico e, de repente, pode surgir uma guerra que altera completamente os preços. Da mesma forma, um conflito pode terminar e mudar novamente esse cenário. Tivemos uma mudança recente na curva da inflação, o que exige cautela”, pontuou o secretário.

Apesar das incertezas, a expectativa do governo é de um cenário mais favorável nos próximos anos, especialmente com uma possível redução da taxa básica de juros. “Isso favorecerá bastante o Governo do Estado, porque o governador Rafael Fonteles tem um compromisso muito grande com investimentos, especialmente em obras de infraestrutura”, disse Bonfim.

Balanço da gestão

Ao fazer um balanço dos três anos e meio de governo, o secretário afirmou que mais de 95% das metas previstas no plano de governo apresentado em 2022 já foram cumpridas.

“Nós fomos muito bem-sucedidos. A liderança do governador Rafael Fonteles é marcada por uma atenção muito forte às metas, aos resultados e aos números. Hoje, mais de 95% do plano de governo apresentado em 2022 já foi cumprido”, assegurou.

Entre os marcos previstos para os próximos meses, ele destacou a primeira exportação de minério de ferro pelo Porto de Luís Correia. “Devemos realizar, agora no fim de junho ou início de julho, um grande evento para marcar a primeira exportação de minério de ferro pelo Porto de Luís Correia. Isso era algo em que praticamente ninguém acreditava no início da gestão”, afirmou.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais