A Secretaria da Agricultura Familiar realizou, nesta sexta-feira (17), no campus do Instituto Federal do Piauí, em Paulistana, o lançamento da ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite no estado. A iniciativa marca a expansão da política pública para a bacia leiteira do Sul do Piauí, contemplando municípios dos territórios Vale do Itaim e Vale do Guaribas.
Com o novo aporte, o programa passa de R$ 2,8 milhões para mais de R$ 6,7 milhões em investimentos, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. O número de municípios atendidos também foi ampliado de 49 para 75, incluindo 26 novas cidades.
Durante a solenidade, a secretária da SAF, Rejane Tavares, destacou o impacto social e econômico da iniciativa, além da expansão territorial do programa. De acordo com a representante, o leite será distribuído através do CRAS, com possibilidade de média de 4L de leite por semana por família.
“A gente percebe nitidamente o fortalecimento da bacia leiteira na região de Paulistana. Nossa opção foi ampliar para essa região para fortalecer os produtores, a estratégia da cooperativa no processo de organização dos agricultores e beneficia mais de 26 municípios que têm baixo IDH”, afirmou.
A secretária explicou o cronograma de execução e os impactos diretos para os produtores, iniciando a partir de maio. Cada agricultor terá um contrato anual de R$ 30 mil de fornecimento de leite, garantindo o aumento de renda dos produtores.
Além da assinatura do contrato de execução do programa com a Cooperativa de Produtores de Leite do Piauí (Coopileite), também foram entregues um caminhão com baú refrigerado e outro com tanque isotérmico, reforçando a logística de transporte do leite.
O prefeito de Paulistana, Osvaldo da Abelha Branca, ressaltou a importância da parceria para fortalecer a cadeia produtiva e industrialização local. O gestor reforçou o impacto dos municípios de Betânia e Acauã na economia da microrregião, além de emenda do deputado estadual Severo Eulálio para processo de contratação para construção da unidade de processamento.
“Estamos fortalecendo a parceria para que possamos estruturar uma unidade de processamento e beneficiamento do leite de Paulistana para o mercado local e outros estados. O objetivo maior do evento é somar forças. Já provamos que tem potencial e a Prefeitura está dando todo suporte necessário”, colaborou.
Representando os produtores, o diretor-presidente da Coopileite, Lourenço Machado, destacou a importância da organização da categoria. “Sou produtor de leite, filho de produtor de leite. Onde cheguei, foi com leite. Eu nasci e me criei nessa cadeia. Vi a dificuldade. Organizar a cadeia, trazer união, voz e representatividade”, disse.



































































