34 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

Resolução do PT determina apoio à reeleição de Rafael com vice do partido

Fábio Novo - Foto: Ascom/ Alepi

Documento oficial do Partido dos Trabalhadores no Piauí revela que o Encontro Estadual do PT, maior instância partidária, com mais de 400 delegados, decidiu por unanimidade apoiar a candidatura à reeleição do governador Rafael Fonteles, com o nome do vice sendo indicado pelo partido.

A decisão ratifica a chapa pura e descarta a possibilidade de mudanças.

“O Partido dos Trabalhadores do Piauí tem como grandes desafios, em 2026, contribuir decisivamente para a reeleição de Lula e de Rafael. O PT deve garantir também a vaga de vice-governador na chapa de Rafael Fonteles”, diz o documento.

A plenária estadual do PT ocorreu em agosto, em Teresina. O texto também indica as candidaturas de Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD) ao Senado.

Cidadeverde.com publicou o documento após informações que haviam sido negadas pelo presidente estadual do PT, Fábio Novo, sobre uma eventual mudança na composição da chapa majoritária. Fábio Novo se pronunciou nesta quarta-feira sobre o assunto por meio das redes sociais.

“Zero credibilidade. Não procede essa lista de apoio a possíveis candidatos a senadores que seriam apoiados pelo PT nacional. A notícia começou a circular em sites da extrema-direita. Acabei de falar com o presidente Edinho (presidente nacional do PT)”, diz Fábio Novo.

A resolução do partido, à qual o Cidadeverde.com teve acesso, destaca que os filiados devem trabalhar pela reeleição do presidente Lula e do governador Rafael Fonteles. Segundo o documento, a estratégia é ampliar as bancadas estadual e federal.

“É preciso que o PT e os petistas contribuam decisivamente para a melhor governabilidade, tanto do Governo Federal quanto do Governo Estadual. É sumamente estratégico e fundamental que o presidente Lula tenha um Congresso Nacional muito mais alinhado ao seu programa de governo e, com isso, possa avançar de forma ampla e acelerada nas reformas que o Brasil precisa”, diz o texto.

Fábio Novo também publicou em sua rede social que seguirá as estratégias do partido aprovadas pelo Diretório.

“No Piauí, seguimos com a tática eleitoral já aprovada em nossas instâncias. O PT trabalhará pelas reeleições do presidente Lula e do governador Rafael Fonteles, indicando também a vice e os nomes dos pré-candidatos a senadores dos partidos aliados Marcelo Castro e Júlio César”, concluiu.

pt11.jpeg

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais