24.1 C
Jacobina do Piauí
5 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Ministro confirma acordo com aeronautas e descarta greve na virada do ano

Foto: Eduardo Oliveira/Mpor

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, no domingo (28), que um acordo foi firmado entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e as empresas aéreas, renovando a coleção coletiva de trabalho. Com isso, a categoria descartou a possibilidade de greve, que seria discutida nesta semana.

Segundo Costa Filho, o acordo, mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi aprovado durante votação online no fim de semana. Foram registrados 65,93% de votos a favor e 32,77% de votos contra, além de 1,29% de abstenção.

Sem divulgar detalhes, o ministro afirmou que o acordo “estabelece ajustes em pontos relevantes das reivindicações trabalhistas, garantindo segurança jurídica e estabilidade para o setor”. Inicialmente, a categoria cobrou reajuste pela inflação, mais 3% no salário e diárias (exceto internacionais), além de outras demandas que incluem repouso mínimo de 12 horas em hotel e pagamento de tempo em solo.

“Não haverá greve na aviação no Brasil. Acordo firmado entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas e as empresas aéreas, com mediação do TSE, garante a normalidade dos voos e segurança aos passageiros. Fortalecendo ainda mais o turismo de negócios e de lazer”, escreveu Costa Filho, nas redes sociais.

Fonte: SBTNews

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais