27.3 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do PiauíPaulistanaQueimada Nova

Prefeitos de seis municípios da região de Paulistana procuram o Ministério Público para o encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos

Na manhã desta segunda-feira, 10 de novembro, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Piauí (Caoma/MPPI), Áurea Madruga, recebeu os prefeitos dos municípios de Jacobina, Paulistana, Acauã, Marcolândia, Queimada Nova e Floresta do Piauí. O encontro, realizado na sede do MPPI, na zona leste de Teresina, teve como principal assunto o encerramento dos lixões nessas cidades.

Durante a reunião, também foram discutidas a criação da taxa de lixo e a formalização das cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Como encaminhamento, o prefeito de Paulistana se comprometeu a apresentar estudo técnico sobre a instalação de aterro sanitário e unidade de tratamento de resíduos recicláveis na região, indicando os municípios que poderão ser atendidos pela estrutura.

Os gestores de Jacobina e Marcolândia informaram que já encerraram os lixões e solicitaram a realização de audiência pública, com participação do Ministério Público e da população, para tratar da implementação da taxa de lixo. Já o representante de Floresta do Piauí comunicou que o processo de encerramento do lixão está em andamento e aguarda a licença de operação do aterro localizado em Ipiranga.

O Zero Lixões: Por um Piauí mais limpo é uma iniciativa do Ministério Público do Piauí (MPPI), desenvolvida em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), o Ministério Público de Contas (MPC-PI) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O projeto tem como objetivo erradicar os lixões a céu aberto no estado, promovendo a destinação adequada dos resíduos sólidos, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), além de assegurar a regularização dos catadores e catadoras de materiais recicláveis.

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais